Usar uma máscara facial pode prevenir o COVID-19?
Há aqui ironia. . . .A máscara faz muito pouco para evitar que você espalhe o vírus e é quase inútil filtrar ou parar o vírus. No entanto, eles são a melhor coisa a fazer para prevenir a infecção. Aqui está porque.
O vírus é pequeno - você precisa de um microscópio eletrônico para vê-lo e então ele é apenas um borrão. Ele pode facilmente passar através da grande maioria das máscaras de pano e poeira que estão sendo usadas.
99% dos americanos não estão usando máscaras ou estão usando máscaras que não irão parar um vírus.
Uma máscara "N95" filtrará o vírus, mas eles vendem por entre $5 e $15 cada. A maioria das pessoas estão usando máscaras de pó ou máscaras de pano que não selam contra o rosto e muito poroso para parar o vírus.
Fotos especiais mostram que se você espirrar ou tossir com uma máscara posta, o spray se apaga a 3 ou 4 pés. Isto é uma melhoria em relação aos 8 a 10 pés sem máscara, mas é essencialmente um benefício secundário distante das máscaras. (veja abaixo para o benefício primário)
O vírus tem demonstrado permanecer no ar por até 30 minutos e NÃO precisa estar preso a gotículas de água no ar. Isto significa que alguém que tem o vírus ou é portador pode deixar um local na mercearia e 5 ou 10 minutos depois você entra nesse mesmo espaço, você pode respirar o vírus, mesmo que você tenha uma máscara posta. Isto torna toda a ideia de distanciamento social muito suspeita.
Isto também significa que o volume de ar nas salas dos edifícios pode ficar saturado com o vírus, para que você fique exposto simplesmente entrando na sala - mesmo que você esteja a 6 metros de distância da pessoa mais próxima. Isto também torna toda a ideia de distanciamento social muito suspeita.
P>Dito tudo isso, estudos mostram que a maioria das infecções ocorreram a partir do contacto físico directo com o vírus no nariz, olhos ou boca e NÃO por respirar ar que pode ou não conter o vírus. A exceção a isto é se você respirar as gotas de água contaminadas do espirro ou tosse de uma pessoa infectada.
Estudos mostram que o contato real com o vírus é principalmente com o toque. Nós tocamos numa superfície contaminada e depois tocamos no nosso rosto, nariz, boca ou olhos. Estatisticamente, nós tocamos nosso rosto 16 vezes a cada hora. O principal benefício das máscaras e a ação anti-vírus mais eficaz que podemos tomar é evitar que toquemos nosso próprio rosto com as mãos contaminadas.
Em outras palavras, as máscaras têm efeitos marginais de filtragem e triagem. Elas nos lembram principalmente de NÃO tocar o nosso rosto com as mãos. Nesse contexto, mesmo as máscaras de pano e pó ajudam, assim como os escudos faciais. I'não tenho certeza porque isso não é mais enfatizado nas notícias.
Coronavírus - pare de tocar seu rosto, dizem os especialistas
Um estudo quantificando a taxa de contato mão a mão e sua aplicação potencial para prever infecção do trato respiratório - PubMed
UPDATE Jan 2021:
Você pode precisar começar a usar máscaras faciais melhores
Artigos semelhantes
- Exatamente o que é uma máscara facial de grau militar N95, e essa máscara vale mais do que todas as outras máscaras faciais?
- A máscara n100 pode ajudar a prevenir o coronavírus?
- Qual é o pó de açafrão-da-terra que devo usar como máscara facial?
- Vale a pena obter uma máscara N99 ou N100 sobre uma máscara N95 para lidar com o fumo de incêndios maciços?