As corujas ficam cegas por uma súbita luz brilhante?
From owlpages.com:
Como a maioria das corujas são activas à noite, os seus olhos devem ser muito eficientes na recolha e processamento da luz. Isto começa com uma grande córnea (o revestimento externo transparente do olho) e pupila (a abertura no centro do olho). O tamanho da pupila's é controlado pela íris (a membrana colorida suspensa entre a córnea e o cristalino). Quando a pupila é maior, mais luz passa através do cristalino e para a grande retina (tecido sensível à luz sobre o qual a imagem é formada).
>p>A retina de um olho de coruja's tem uma abundância de células sensíveis à luz, em forma de bastãocélulas apropriadamente chamadas de "haste". Embora estas células sejam muito sensíveis à luz e ao movimento, elas não reagem bem à cor. As células que reagem à cor são chamadas de células "cone" (em forma de cone), e um olho Owl's possui poucas destas, por isso a maioria das Corujas vê em cor limitada ou monocromática.
Para proteger os seus olhos, as Corujas estão equipadas com 3 pálpebras. Possuem uma pálpebra superior e inferior normal, o fecho superior quando a coruja pisca e o fecho inferior quando a coruja está a dormir. A terceira pálpebra é chamada de membrana nictitante, e é uma fina camada de tecido que se fecha diagonalmente através do olho, de dentro para fora. Isto limpa e protege a superfície do olho.
As Corujas têm uma extraordinária visão nocturna, pensa-se muitas vezes que são cegas sob uma luz forte. Isto não é verdade, porque as suas pupilas têm uma grande variedade de ajustes, permitindo que a quantidade certa de luz atinja a retina. Algumas espécies de Corujas podem realmente ver melhor do que os humanos em luz brilhante.
>>>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-4ea6decf2d1ca0fad487ec0bb1b09a74">