Casa > Q > Qual É A Diferença Entre Uma Teleobjectiva E Uma Lente Grande Angular?

Qual é a diferença entre uma teleobjectiva e uma lente grande angular?

Há três categorias básicas de lentes de campo de visão (FoV): grande angular, normal e telefoto. As diferenças entre elas não são as distâncias focais, mas sim o FoV. Isso não é a mesma coisa. Uma distância focal de uma lente é definida na fabricação. Uma lente 55 mm é sempre uma lente 55 mm, independentemente da câmara onde é colocada, mas pode ser uma lente grande angular numa câmara de formato 67, uma lente normal numa câmara de formato 645 e uma lente telefoto numa câmara de formato Micro Four-Thirds (MFT).

Lente Normal

Não existe uma regra dura e rápida quanto ao que constitui largura, normal e telefoto, pois as definições são desenvolvidas por autores de fotografia, fabricantes de lentes e fabricantes de câmaras independentemente. Uma boa regra a seguir é que uma lente normal tem uma distância focal de 1× a 2× da largura do filme.

Para câmeras na orientação de paisagem, uma câmera no formato 67 teria uma lente normal entre 66 mm a 132 mm, (nominalmente, 70 mm a 135 mm), enquanto uma câmera no formato 135 (ou tipo F) teria uma lente normal entre 36 mm a 72 mm, (nominalmente, 35 mm a 69 mm), e um formato MFT seria 18 mm a 38 mm, (nominalmente, 18 mm a 40 mm).

Lente de telefoto

Aquilo mais longo que o comprimento "normal" extremo é considerado telefoto. Assim, para orientação de paisagem, numa câmara de formato 67, qualquer coisa em ou acima de 135 mm, para um tipo F, qualquer coisa em ou acima de 70 mm, e para uma MFT, qualquer coisa em ou acima de 40 mm, pode ser considerada como uma lente telefoto.

Ângulo lateral

Likewise, grande angular é qualquer lente de menor distância focal do que a lente extrema "normal". Para a paisagem 67, esta será em ou abaixo de 65 mm, para os tipos F, em ou abaixo de 35 mm, e para MFT, em ou abaixo de 18 mm.

Outras categorias

Adicionalmente, algumas lentes são referidas como sendo ultra-largas, ou super teleobjectivas. Normalmente, ultra-larga é qualquer lente cuja distância focal é inferior a metade da largura da moldura, e super telefoto é qualquer lente cuja distância focal é pelo menos dez vezes maior do que a largura da moldura. Assim, para um tipo F, uma ultra-largura seria inferior a 18 mm, enquanto uma super teleobjectiva seria 360 mm ou mais longa. Para um MFT, isso seria menos que 9 mm ou mais longo que 180 mm respectivamente.

Nomenclatura

Os termos utilizados não são de nomenclatura consistente. Telefoto vem do termo, "tele", que significa distante, como em capturar uma fotografia à distância. Grande angular refere-se ao ângulo de visão, (AoV), referindo-se ao ângulo subtendido por um arco da câmara aos dois extremos do campo de visão.

"Normal", é um termo bastante vago e arbitrário, referindo-se a ter a mesma perspectiva que o fotógrafo tinha ao observar a cena com os olhos, se a imagem fosse ampliada para que a largura coubesse numa impressão de dez polegadas de largura, e a impressão vista a dez polegadas dos olhos. Para que isto seja verdade, a distância focal tem de corresponder precisamente à largura da moldura.

Perspective Correct Viewing Distance

Lente "Normal" é arbitrária, uma vez que nem todas as impressões são ampliadas até dez polegadas de largura, nem todas são vistas a dez polegadas do rosto. De facto, para qualquer impressão de qualquer lente, produzida com qualquer câmara, existe uma distância de visualização correcta (PVD), de tal forma que o observador tem a mesma perspectiva que o fotógrafo viu com os olhos.

A PVD é dada como o produto do factor de ampliação e distância focal da lente, (independentemente do tamanho do formato). Se uma fotografia é vista mais perto do que o PVD, obtém-se uma perspectiva telefoto. Se for vista de mais longe do que a DVP, obtém-se uma perspectiva de grande angular.

Distorção da lente vs Projecção da lente

É por vezes afirmado que as lentes de grande angular dão uma visão distorcida que não é vista com lentes mais longas. Isto é de facto incorrecto em duas vertentes; a primeira é que existe uma diferença entre distorção e projecção, e a segunda é que tanto a distorção como a projecção que é frequentemente descrita nas lentes de grande ângulo, podem também ocorrer em lentes mais longas, & é possível fazer lentes de grande ângulo sem distorções.

Tree Dimension to Two Dimension

Quando um mundo tridimensional em projecção num plano bidimensional, há várias formas de o fazer. Uma maneira principal é assegurar que as linhas que aparecem paralelas no mundo tridimensional, permaneçam paralelas na representação bidimensional, muitas vezes chamada de projeção rectilínea. Uma segunda maneira principal é assegurar que os objetos circulares e esféricos no mundo 3-D, permaneçam circulares na representação 2-D, muitas vezes chamada de projeção olho de peixe. (O olho-de-peixe frequentemente refere-se a uma imagem circular, mas isto não é necessariamente verdade).

Nenhuma destas opções de projecção é distorção real, e estas duas técnicas de projecção podem ser usadas em lentes de qualquer distância focal.

Conclusão

Ângulo lateral e telefoto são termos de certa forma arbitrários usados em referência quer ao ângulo de visão visto numa fotografia, quer ao ângulo de visão visto pelo fotógrafo através do visor. Eles são frequentemente definidos pela diferença relativa entre a distância focal e a largura da moldura.

De Joachima

Qual é a melhor mesa giratória automática? :: Como ligar um equalizador ao auto-rádio