Consegues passar o Dolby Atmos através da óptica?
Não, um cabo óptico não é capaz de transmitir sinais Dolby Atmos. A transmissão via cabo óptico (também chamado Toslink) foi desenvolvida em paralelo ao CD, ou seja, há mais de uma geração (1983). A largura de banda disponível é limitada a 384Kbps. A transmissão óptica suporta Dolby Digital, mas não mais.
Dolby Atmos requer uma conexão HDMI ARC (eARC) aprimorada que fornece uma largura de banda de 37 Mbps, suficiente para transmitir até 32 canais.
Por exemplo, o Sonos Arc vem com uma conexão eARC e suporta Dolby Atmos. Até agora tudo bem.
Mas não se deixe enganar pelo fato de que ele também vem com um adaptador de áudio óptico. Este é um bonito gesto do Sonos pois permite que você opere seu Arc com um aparelho de TV sem uma conexão eARC. Mas é claro que o sinal Dolby Atmos será então rebaixado para Dolby Digital, na melhor das hipóteses. Não que isto seja dramático. Tenho a certeza que o Sonos Arc ainda fará um bom trabalho na reprodução de música ao mais alto padrão possível com um cabo óptico. Mas ele não irá fornecer a distribuição espacial específica de som que Dolby Atmos oferece.
Se você não se contentar com nada abaixo de Dolby Atmos, você pode ter que comprar um aparelho de TV que suporta Dolby Atmos e tem uma conexão eARC.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um Dolby Atmos e um Dolby Audio?
- Uma televisão inteligente precisa do suporte do Dolby Atmos se eu já tiver um receptor AV que suporte ambientes dolby?
- O que há de especial no Dolby Atmos?
- Será que Dolby Atmos virá alguma vez à loja do Google Play? Porque é que é tão difícil de contactar?