Quem introduziu o 5G?
O "material de geração" em torno da tecnologia de rede móvel realmente começou com 3G. Ninguém teria chamado ao GSM ou IS-95 uma "rede de segunda geração", apesar de estarem em retrospectiva.
As "etiquetas" 2G, 3G, 4G, 5G, ... são propriedade da União Internacional de Telecomunicações, Secção Rádio (ITU-R). E a partir da 3G eles estão publicando requisitos para o que eles percebem como necessário para a próxima etapa de geração. Estes documentos são convenientemente numerados por anos alvo: há IMT-2000 para 3G, IMT-2010 para 4G e IMT-2020 para 5G.
O 3GPP (3rd Generation Partnership Project) é uma aliança mundial de organizações, operadoras, parceiros industriais e instituições de pesquisa para conduzir a padronização (nota: os documentos IMT NÃO são padrões). O 3GPP inclui órgãos nacionais, como a FCC, regionais como o ETSI da Europa, grandes operadoras ou grupos de operadoras, e fornecedores como Ericsson, Huawei, Nokia.( Eu suprimo a ZTE aqui, uma vez que eles se anunciaram de forma apropriada abaixo, sem estar nada próximo do que eles fingem. )
As propostas básicas são feitas por qualquer colaborador, com base em coisas já existentes ou como idéia completamente nova. Para 3G, a proposta vencedora foi feita pela NTT DoCoMo do Japão (WCDMA) com base no CDMA da Qualcomm e no predecessor do IS-95. O próprio cdma2000 da Qualcomm acabou sendo vice-campeão, mas também foi implantado, predominantemente nos EUA, pois era compatível com o CDMA. Ouvi muitas vozes da indústria reclamando que o cdma2000 teria sido uma escolha melhor, mas que a decisão foi principalmente política da indústria. Só para destacar que estas coisas também desempenham um papel.
Não tenho tanta certeza, quem realmente fez a primeira proposta para OFDMA e LTE como base para 4G. O LTE originalmente (3GPP Release 8) não foi aceito pela ITU-R como padrão 4G; levou até 2 anos depois com o R10 e LTE-A para fazer um padrão 4G ao gosto da ITU.
Agora 5G é uma coisa muito diversa, já que cobre tantos sabores. Acabou de ser lançado como 3GPP R15 este verão. E, em termos soltos, é baseado na tecnologia LTE. É mais uma evolução do que uma página completamente nova. Então ninguém realmente a introduziu.
As principais variantes que compõem o 5G são
>ul>>li> rede macro LTE melhorada com taxas de dados de até 1 Gbps e latência de 1 ms e abaixo.li>li>comunicação do tipo máquina a máquina (expandindo ainda mais o desenvolvimento iniciado no LTE sob as etiquetas LTE-M e NB-IOT) para suportar a comunicação máquina a máquina móvel e aplicações como medição, e-saúde, e controle de processos. Requer a mais alta confiabilidade e "cobertura profunda", mas não é tão focada em taxas de dados (ao contrário; para as aplicações em mente, as taxas de dados não são importantes).li>li>Novo Rádio. Esta é novamente uma tecnologia OFDM como a LTE, mas explora ondas milimétricas nos 30 GHz + espectro. As aplicações potenciais são áreas internas e áreas urbanas densas, onde até 300 estações base por quilômetro quadrado estão sendo previstas.>p>Tecnologias incluem OFDMA, SC-FDMA, antenas ativas (MIMO com até 64 elementos), inclusão sem problemas de tecnologias heterogêneas como WLAN e Wimax.Artigos semelhantes
- Que tipo de TV introduziu o mercado, LED ou LCD?
- A quem pertencem os direitos a um anime? De quem o Crunchyroll licencia os seus direitos a um anime?
- Quem são os Macacos do Ártico? Que género de música tocam eles e quem é o seu público chave?
- Na Guerra das Estrelas, quem é a República? São eles os bons ou os maus da fita? Se eles são bons/mal, quem é o "oposto" da República?