Casa > Q > Quais São As Características Da Tecnologia 5G?

Quais são as características da tecnologia 5G?

Nas características das redes 5G

As recentes pandemias e bloqueios em massa a nível mundial levaram a mudanças duradouras na nossa vida quotidiana. O principal entre elas é, sem dúvida, o movimento acelerado em direção a soluções online. As vias convencionais de comunicação e diálogos, tais como reuniões no escritório, ou palestras em classe, estão sendo cada vez mais substituídas por suas contrapartidas virtuais (por exemplo, chamadas Zoom). Tal mudança coloca uma dependência significativa nas conexões de Internet. Na verdade, a conexão de rede tornou-se agora uma verdadeira necessidade.

Conectividade pobre em certos locais tem sido considerada como tendo implicações negativas não só na produtividade das empresas, mas também no agravamento da discrepância sócio-econômica. Consequentemente, ser capaz de oferecer uma cobertura quase subíquida da Internet tem um impacto tremendo na melhoria do desenvolvimento económico e na resolução de questões de desigualdade. Na verdade, um grande número de organizações, tanto estatais como não-governamentais, tem apelado para uma maior cobertura da Internet e uma conectividade consistente em todo o mundo.

5G redes são as últimas inovações no campo da comunicação. Elas trazem grandes promessas, e atraem um imenso nível de atenção. Esses avanços permitirão uma ampla gama de aplicações, incluindo, mas não se limitando a Veículos Autônomos e outros dispositivos de IdC, TeleMedicina, Realidade Virtual e/ou Aumentada. Ainda mais, essas tecnologias são classificadas como primitivas de segurança nacional por alguns governos. Essa classificação fala alto sobre a importância do 5G.

Deixe-nos agora fornecer uma breve visão técnica do 5G. Não se trata necessariamente de uma tecnologia única. Ao invés disso, é mais adequado olhar para ela como uma coorte de avanços tecnológicos que integram sistemas celulares móveis de gerações anteriores, ao mesmo tempo em que se aproveitam plenamente as redes fixas para acesso sem fio e backhaul. Com a tecnologia 5G, todos os recursos de computação e comunicação, tais como espectro, infra-estrutura ou plataformas de computação de alto desempenho, podem ser disponibilizados como um serviço.

Uma característica chave da evolução 5G é a Densificação da Rede, especialmente com a popularidade e ubiquidade das bandas de alta freqüência, mas de baixa propagação. Um desafio chave está em como se pode desificar a rede sem aumentar a interferência inter-células. Documentos e patentes depositadas para inovações 5G sugerem que essas redes devem aproveitar o espectro de ondas milimétricas de alta freqüência (mmW). Embora os sinais mmW sofram de uma grande perda de sinal em comparação com os sinais de microondas, é capaz de permitir taxas de dados multi-Gbps, embora com raios menores de 100-200m. Isto se deve ao fato de que tais freqüências podem acomodar muito mais largura de banda. Portanto, assume-se que elas serão usadas principalmente para hotspots locais, o que pode ter implicações nos custos de implantação.

Simples a outras tecnologias inovadoras e sofisticadas, há uma corrida na implementação e provisionamento de plataformas 5G. A Huawei assumiu uma liderança praticamente incontestada na corrida 5G, e é relatado que começou a pesquisa da rede 6G. Claramente, estas grandes tecnologias inovadoras estão disponíveis comercialmente muito em breve. A questão, no entanto, permanece, que é se a massa pode realmente desfrutar destes grandes avanços a qualquer momento em breve. De fato, um artigo de pesquisa intitulado "The cost, coverage and rollout implications of 5G infrastructure in Britain" da Universidade de Cambridge revelou que "(5G) a cobertura atingiria 90% da população (britânica) em 2027 com 50 Mbps, embora os 10% finais vissem custos exponencialmente crescentes, tornando esta proporção improvável de ser atendida pelo mercado". Isso é uma duração bastante longa para a massa (de um dos países mais ricos do mundo) desfrutar da doçura da tecnologia 5G, muito menos para pessoas de países em desenvolvimento ou de países do terceiro mundo.

Por causa dessa tecnologia 5G está em uma fase inicial, portanto ela's não é razoável para usuários em massa e aumentar a capacidade pela primeira vez. Os métodos de pagamento e os gateways têm sido pesquisados e desenvolvidos para torná-la mais amigável e popular para o mercado.

Felizmente, existem algumas iniciativas que visam trazer 5G para a massa num futuro muito próximo. Um exemplo de tais iniciativas é o projecto FlowCom. Eles constroem um modelo de negócio bem comprovado no Youtube, App Stores e os gostos de canalizar recursos de capital de comerciantes e anunciantes para pagar pelos serviços usufruídos pelos utilizadores finais. Os únicos bits que os utilizadores finais, ou surfistas, precisam de pagar é o seu tempo e atenção, por exemplo, responder a uma pesquisa ou ver um pequeno vídeo dos comerciantes e/ou anunciantes. A direcção da FlowCom&apos dá uma visão bastante positiva de como a massa pode ter a sua experiência em primeira mão de redes 5G com poucos custos financeiros. É interessante ver como podem ser pioneiros neste nicho de mercado e em que medida o seu modelo pode beneficiar os utilizadores e programadores da tecnologia 5G.

De Gwen Vanconey

Como encontrar e substituir a formatação no Google Docs :: Por que o Craigslist perdeu popularidade e o que o substituiu?