Porque está a China a desvalorizar o Yuan em 2019?
Quando se começa uma guerra, é melhor poder vencê-la - ou pelo menos ter uma estratégia de saída quando tudo o resto falhar. A China respondeu à guerra comercial do Presidente Trump com um tiro próprio, desvalorizando o yuan, e as reverberações podem muito bem ser globais.China está usando sua moeda como arma para atacar Trump. Os investidores devem agora reconsiderar onde estacionar os seus biliões. Os funcionários da administração Trump, aparentemente despreparados para esta estratégia óbvia, estão agora considerando uma resposta tit-for-tat ao impor mais tarifas.
A declaração do Trump no Twitter de que isto poderia enfraquecer grandemente a China ao longo do tempo trai a sua ignorância das economias mundiais. Outros países que competem com a China poderiam ser forçados a desvalorizar suas próprias moedas, desencadeando uma espiral descendente de desvalorização que poderia levar a medidas comerciais mais protecionistas e, em última instância, jogar os mercados globais para dentro de um tailspin.
Trump não entende a China. Desvalorizar o renminbi (RMB), a moeda oficial da China, de tal forma que sete deles equivalem a um dólar americano - uma linha de longa data na areia - sinaliza a recusa dos principais líderes da China em aceder às exigências dos EUA em matéria de comércio.
Esta é uma guerra que os Estados Unidos já estão a perder.
Artigos semelhantes
- Por que a maioria das mulheres mais jovens parece desvalorizar os homens mais velhos hoje em dia em termos de parceiros de namoro?
- Se o Google está proibido na China, então como é que a China gere o Android? O Android não é baseado no Google?
- Se o Google está bloqueado na China, então como funciona o andróide móvel na China?
- Se Huawei perder a guerra em 5G fora da China, significa que a marcha da China para a liderança global de 5G ou mesmo 6G é frustrada?