Como evitar que o meu WhatsApp seja invadido
1) Lock WhatsApp
Uma das melhores dicas de segurança do WhatsApp é proteger a aplicação com uma palavra-passe ou PIN. O WhatsApp em si não oferece tal função, mas existem aplicações de terceiros que o fazem. Pode parecer incómodo mas, se perder o telemóvel, vai impedir que mais alguém aceda às suas conversas. Messenger e Chat Lock, Lock for WhatsApp e Secure Chat são três aplicações Android que fazem exactamente isso.
2) Block WhatsApp photos from appear in photoroll
É justo assumir que as suas conversas WhatsApp podem, ocasionalmente, assumir uma nota distintamente 'pessoal'. Se estiver a partilhar imagens com a sua outra pessoa significativa, a última coisa que pretende é que essas imagens apareçam no seu photostream geral, aparecendo quando deixa um amigo passar as suas fotos de férias.
No iPhone, é fácil de corrigir: Vá ao menu Settings do seu telemóvel, depois 'Privacy', 'Photos' e desmarque WhatsApp da lista de aplicações cujas imagens são introduzidas no photostream.
Android users will have to get under the hood a little little bit. Utilizando uma aplicação exploradora de ficheiros como o ES File Explorer, encontre as pastas 'Images' e 'Videos' do WhatsApp. Crie um ficheiro dentro de cada uma delas chamado '.nomedia'. Isso impedirá a Galeria do Android de digitalizar a pasta.
Segundamente, se excluir as imagens do WhatsApp do seu photoroll, e bloquear a aplicação como acima descrito, esta proporciona outra camada de segurança se o seu telemóvel for roubado ou pirateado - mas não será uma solução 100% à prova de bala.
3) Esconda o carimbo da hora 'last seen'
Não tem a certeza de que quer que as pessoas saibam quando está a entrar e a sair? Pode não parecer informação vital, mas se um golpista já sabe algumas outras coisas sobre você, adicionar essa última informação contextual pode ser útil para eles - se você está acordado ou não; em casa ou no exterior; saindo do cinema ou saindo de um vôo. Ou pode simplesmente não querer que os seus contactos - especialmente os colegas ou o seu patrão - saibam que está a verificar o WhatsApp na sua secretária. Pode desactivar ou restringir quem vê a sua "última vista" no menu "Profile"; "Privacy" do WhatsApp, no Android, iOS, Windows ou Blackberry. Mas tenha em atenção que, se o desligar, não poderá ver as horas de "última visualização" dos outros utilizadores.
4) Restrinja o acesso à fotografia do perfil
A sua fotografia do perfil é uma fotografia que tenha utilizado noutro local - no LinkedIn, Facebook ou Twitter? Talvez até esteja no site da sua empresa, em algum lugar. Se estiver, e se a sua partilha WhatsApp for pública, qualquer pessoa com quem tenha falado - mesmo que tenha acabado de responder a uma mensagem indesejada - pode descarregar a sua fotografia a partir do seu perfil WhatsApp e, utilizando a pesquisa de imagens do Google, descobrir muito rapidamente mais sobre si. Defina a partilha de imagens do perfil para "apenas contactos" no menu Privacy.
5) Tenha cuidado com as fraudes
WhatsApp em si nunca o contactará através da aplicação. Além disso, o WhatsApp não envia e-mails sobre chats, mensagens de voz, pagamento, alterações, fotos ou vídeos, a não ser que, para começar, envie um e-mail com a sua ajuda e suporte. Qualquer coisa que ofereça uma subscrição gratuita, que alegue ser do WhatsApp ou que o encoraje a seguir as hiperligações de modo a salvaguardar a sua conta é definitivamente um esquema e não é de confiança.
6) Desactive o WhatsApp se perder o seu telefone
WhatsApp oferece aos utilizadores dicas de segurança simples e eficazes para manter o controlo da sua conta se o seu telefone for perdido ou roubado. Para além de bloquear o seu cartão SIM através do seu fornecedor de rede, a WhatsApp recomenda que active imediatamente o WhatsApp com o mesmo número de telefone num telefone diferente, com um SIM de substituição. A aplicação só pode ser utilizada por um número num dispositivo de cada vez, pelo que, ao fazê-lo, bloqueia imediatamente a sua utilização no seu telefone antigo. Se isso não for possível, o WhatsApp pode desactivar a sua conta.
7) Tenha cuidado com aquilo de que fala
ltimo mas não menos importante, use o mesmo senso comum que usaria com qualquer forma de comunicação digital. Não envie informações pessoais se puder evitá-las - endereços, números de telefone, endereços de e-mail - e nunca envie os dados do seu banco, segurança social ou cartão de crédito, ou o seu passaporte ou outros dados de identificação.
8) Lembre-se de sair do WhatsApp Web
WhatsApp fez muito ruído recentemente com o lançamento do WhatsApp Web. O serviço de espelhamento torna a vida mais fácil enquanto trabalha no PC. No entanto, a maioria dos utilizadores não tem consciência de que o ideal é sair do WhatsApp Web no navegador Google Chrome a partir do seu telemóvel ou do navegador. Imagine os seus colegas a ler as suas conversas num ecrã grande enquanto sai para um intervalo para café.