O que é a navalha de Occam, e o que seria um exemplo de como ela seria aplicada?
A navalha de Occam tem o nome de um homem chamado William of Ockham (cerca de 1287-1347), que foi um frade franciscano, um teólogo e um filósofo escolástico. Também é chamada a lei da parcimônia, o princípio ou parcimônia, ou o princípio da economia.>p>Aqui estão algumas explicações sobre o Ocasianismo e a navalha de Occam, do OED:>p>Occam foi um aluno de Duns Scotus, mas rejeitou e se opôs ao Realismo de seu mestre, formando uma nova seita especulativa que reavivou os princípios do Nominalismo. Ele sustentava que as idéias gerais não têm nenhuma realidade objetiva fora da mente, mas são meramente um produto da abstração. Seus ensinamentos prepararam o caminho para a derrubada do escolasticismo.Occam's (também Ockham's) razor, o princípio principal do nominalismo de Guilherme de Occam , que para fins de explicação as coisas não conhecidas não devem, a menos que seja absolutamente necessário, ser postuladas como existentes; geralmente chamada de Lei de Parsimônia.
Uma afirmação de Occam's razor seria que ao tentar explicar coisas ou fenômenos, ou ao elaborar teorias ou hipóteses, as idéias e suposições mais simples e naturais deveriam ser escolhidas:
Na ciência, a navalha de Occam's é usada como um guia heurístico no desenvolvimento de modelos teóricos, e não como um árbitro rigoroso entre modelos candidatos. No método científico, a navalha Occam's não é considerada um princípio irrefutável de lógica ou um resultado científico; a preferência pela simplicidade no método científico é baseada no critério da falsificação. Para cada explicação aceite de um fenómeno, pode haver um número extremamente grande, talvez mesmo incompreensível, de alternativas possíveis e mais complexas, porque se pode sempre sobrecarregar as explicações falhadas com hipóteses ad hoc para evitar que sejam falsificadas; portanto, teorias mais simples são preferíveis às mais complexas porque são mais testáveis.
Como exemplo, o modelo geocêntrico em astronomia, que coloca a Terra no centro do mundo, usa muitas suposições e mecanismos como epiciciclos, deferentes, equants, ... Todas estas postulações aumentam a complexidade do modelo geocêntrico.
Below é um vídeo mostrando a complexidade do movimento aparente do Sol e planetas como são vistos da Terra, em conformidade com o modelo geocêntrico de Ptolomeu:
O modelo astronômico heliocêntrico usa menos suposições, é mais simples e explica melhor os fenômenos naturais, então estas são boas razões para escolhê-lo de acordo com a lâmina de barbear de Occam.
Artigos semelhantes
- Como é que a pirataria digital não é aplicada?
- Como diferentes pessoas devem assinar eletronicamente uma planilha Excel (ou documento PDF) enquanto ela estiver na nuvem (Google Drive, por exemplo)?
- Como detectar um INTJ falso? Eu tenho alguém a afirmar que ela é. Existe alguma forma de saber se ela é ou não
- O que significa quando as pessoas colocam "ela, ela, dela" ou "ele, ele, ele, dele" na sua biografia do Twitter?