O aluguer de carros é apenas para pessoas ricas?
Não, de maneira nenhuma. A Toyota, por exemplo, provavelmente aluga mais carros do que ninguém. A questão é se o leasing é ou não correcto para si tem pouco a ver com o seu rendimento.Raramente passa um dia que eu não perceba a pergunta, devo comprar ou devo alugar?
A pergunta tem muita validade especialmente em Dezembro, quando os negócios de leasing ficam sempre melhores, e são de facto, os melhores do ano para muitos fabricantes, especialmente as marcas de luxo.
Eu digo frequentemente no ar que o leasing não é para todos. Quando eu recebo a pergunta de arrendamento versus compra, minha primeira pergunta de volta é sempre quantas milhas por ano você dirige? Algumas pessoas, especialmente empresas de leasing de terceiros, vão discordar de mim sobre isso, no entanto, eu mantenho que se você dirigir mais de 17.500 milhas por ano, você não tem nenhum negócio de leasing. Existem algumas vantagens reais no leasing, mas isto é apenas um benefício para você se você não for um motorista de alta quilometragem.
O motivo do leasing, na minha opinião, é que se você permanecer dentro da quilometragem alocada, você não pode dever mais sobre o seu carro do que o seu valor no final do leasing. A vantagem aqui é que você pode simplesmente ir embora e não ficar devendo mais nada. Se você tiver capital próprio, você pode mantê-lo para o seu próximo aluguer ou compra.
Na minha opinião, o aluguer perfeito é de três anos. A razão para isso é que é altamente improvável que você precise comprar pneus. Além disso, você não vai ficar sem uma tonelada de dinheiro em custos de manutenção, como correias temporizadas, e outros problemas mecânicos que ocorrem mais adiante na estrada à medida que um carro envelhece. Além disso, você sempre terá as últimas opções tecnológicas e características de segurança no seu carro.
Se você vai entrar em um ciclo de locações back-to-back, é extremamente importante que você tenha a mentalidade de que você nunca será dono de um carro. Quando você está alugando, você está pagando um pagamento mensal mais baixo do que o habitual, e muitas vezes esse pagamento mais baixo permite que você compre um modelo mais alto. Tudo isto são questões a considerar ao ponderar se vai alugar ou comprar.
Se você é uma pessoa que gosta de ficar sem um pagamento de carro e conduzir um carro até as rodas caírem, então, no fundo, o aluguer não é para si. Eu nunca entraria num plano de aluguer para comprar o carro no final do aluguer. Isto derrota os atributos do leasing em primeiro lugar.
Eu também recomendo que você arrende diretamente de uma concessionária ao invés de uma empresa de leasing terceirizada. A razão para isso é que as empresas de leasing terceirizadas compram de concessionárias locais, marcam-nas e, em geral, estendem um leasing para quatro, cinco ou seis anos. Isso é muito tempo para alugar na maioria dos casos. Por que você acrescentaria essa margem de lucro extra para pagar a uma empresa de locação de terceiros quando não é necessário?
É também importante entender que existem baixos fatores de juros de locação oferecidos pela fábrica para ajudar a manter seus pagamentos baixos. Isto é muito prevalente com as importações e marcas de luxo, especialmente em dezembro. Uma empresa de leasing de terceiros não tem acesso a essas taxas, portanto, fazendo valer novamente que é melhor alugar diretamente da concessionária.
Ouço regularmente os consumidores que foram queimados pelo leasing há muitos anos. Hoje, a razão pela qual os fabricantes adoram o leasing é porque ele o coloca de volta no mercado mais cedo. Isto deve fazer com que o fabricante venda mais carros. Por esta razão, alguns fabricantes fazem do leasing uma proposta tão atraente que é difícil resistir.
Se o leasing é o mais adequado para si, e tem a certeza absoluta da quilometragem que conduz anualmente, então o leasing é uma óptima forma de conseguir um carro. Afinal, você só está pagando pelos melhores anos da vida do carro, os primeiros anos.