Os EUA copiaram o 5G da China? Como é que de repente os EUA têm 5G ou 5Ge?
5G NÃO é "CHINA's 5G". É um padrão internacional, desenvolvido por uma organização global de pesquisa e desenvolvimento chamada 3GPP (3GPP ). E o 3GPP desenvolveu este padrão em nome da união internacional de telecomunicações, uma organização das Nações Unidas. A saída do 3GPP (documentos padrões) é visível para todos; sem segredos. Então "todos" possuem 5G.
Apenas uma advertência: empresas e organizações contribuem massivamente para a produção dos padrões. Normalmente, essas contribuições são protegidas por patentes. Então você é capaz de ler e analisar os padrões, fazer pesquisa e desenvolvimento sobre eles, mas quando você está realmente lançando um produto baseado nestes padrões você é responsável pelo pagamento da patente aos proprietários da propriedade intelectual.
Daqui para as redes reais é um longo caminho, no entanto. As redes não são "propriedade" de países ou nações. Elas são de propriedade privada em todo o mundo. Proprietários nos EUA são operadores como AT&T, T-Mobile, Verizon. Em outras partes do mundo você encontra China Mobile, China Unicom, 3, Orange, Vodafone, Telefonica, Ooredoo, Zain, MTN (só para citar alguns)
A decisão de atualizar uma rede para 5G é tomada pela operadora. Eventualmente cada operadora terá que o fazer, mas esta é uma decisão dispendiosa e você tem que escolher o momento certo. (Onde 'momento' marca o início de uma operação de vários anos.)
A primeira coisa a fazer é adquirir espectro. Existem bandas de espectro dedicadas para 5G, pré-seleccionadas pela UIT. Os reguladores nacionais normalmente realizam leilões, onde os operadores podem obter pedaços de espectro.
Então o equipamento deve ser adquirido. Isso não vem do nada. Empresas especializadas em todo o mundo têm a experiência necessária para transformar os padrões de telecomunicações em equipamentos de trabalho. Esta é a área, onde os EUA não têm pegada. As empresas líderes são da Europa (Ericsson, Nokia) e da China (Huawei, ZTE), com uma quota menor entregue pela Coreia (Samsung) e Japão (NEC). Analisei em outros lugares neste fórum porque os fabricantes americanos não são bem sucedidos neste negócio. Antigamente, havia muitos deles: Motorola, Nortel, Lucent, ...
Então a 'guerra' é entre a Europa e a China; os EUA estão apenas na linha lateral. Ainda assim as operadoras americanas acordaram e compraram bastante espectro da FCC e equipamentos no mercado mundial para atualizar (pouco a pouco) sua rede para 5G.
O 5Ge é uma falsificação completa, no entanto. Para fazer parecer que realmente tem 5G, alguns estavam apenas renomeando a última versão de 4G ("LTE advanced pro") para 5Ge.
Artigos semelhantes
- Os auriculares da Realme copiaram os AirPods da Apple?
- Se o meu telefone tem 5GE, isso significa que quando as redes 5G forem oficialmente implementadas, não preciso de actualizar o meu telefone?
- Como e por que razão a China foi incapaz de impedir a UE e os EUA de colocar um embargo de armas, e de mantê-lo na China até hoje também?
- Será que o líder supremo da China pensa que a China ultrapassará os EUA em termos de PIB até 2060?