Como é viver em Providence, Rhode Island?
A Providência é uma cidadezinha simpática, mas tem dois mundos diferentes. De um lado está o belo lado leste da Providência. Um lindo distrito histórico com ruas alinhadas com multi-milhões de dólares de duzentos anos de idade, mantém belas casas vitorianas e coloniais. Meu pai tinha uma empresa de pintura de alto nível e nós conseguimos trabalhar juntos nessas lindas casas durante os verões. Há muito dinheiro velho aqui e uma grande concentração de judeu-americanos. Há também muitos estudantes universitários mais jovens vindos das escolas da Ivy League, como Brown e RISD, que também estão no lado leste.Sul e especialmente a baixa providência do sul é uma história completamente diferente. É uma área que nunca foi boa, mas que foi ainda mais abaixo. Está cheia de favelas de vinil com três andares e tem um grande problema de sem-abrigo e dependência de drogas. Nas últimas décadas, também tem sido inundada por imigrantes.
Charles é uma área que antes era um bairro da classe trabalhadora italiana que não tinha muita criminalidade. Foi onde a minha avó cresceu. Mas, nas últimas décadas, foi a ponto de eu evitar passar por esta área por medo da minha segurança. Quando os pobres negros e imigrantes começaram a se mudar em muitos dos velhos italianos, apenas desenraizados e mudaram-se para os subúrbios da classe trabalhadora como a North Providence (uma cidade separada mais ao norte de Charles). Foi aqui que a minha mãe cresceu. Agora, no século 21, o mesmo que aconteceu com Charles aconteceu com a North Providence quando a estagnação dos preços das casas depois de 08 preços e uma acumulação de moradias populares está fazendo com que negros e imigrantes pobres fujam de Charles e da South Providence em busca de melhores escolas e bairros na North Providence. Isto fez com que os italianos se mudassem mais para o norte, para subúrbios mais ricos como Smithfield, que é onde eu cresci, para escapar à estagnação dos preços das casas e ao agravamento das escolas. Olho à volta de Smithfield e vejo a câmara municipal a dar licenças de construção como doces e a construir centenas de unidades habitacionais acessíveis porque o governo estadual e federal lhes dá todo o tipo de dinheiro. Vejo isto e tenho a certeza que daqui a 10 anos vou acabar por comprar uma casa em Coventry. Uma área anteriormente rural que está sendo rapidamente suburbanizada à medida que a prefeitura vê mais e mais receitas de impostos sobre propriedades.
Existem outras áreas como a colina federal, a infame sede da máfia da Nova Inglaterra liderada por Raymond Patriarca durante a maior parte do século 20. Esta área está sendo invadida por hipsters e está mudando rapidamente de restaurantes italianos de mãe e pop para bares e grelhas saudáveis e bares de taco. Há também Westminster. Um bairro bastante agreste cheio de negros pobres e dominicanos que também foi invadido por hipsters e promotores imobiliários transformando velhos lotes em edifícios de apartamentos de luxo e condomínios caros.