Quanto do seu combustível usa o vaivém espacial durante a descolagem?
Utilizou TODO o seu combustível de alumínio sólido nos 2 Boosters Solid Rocket Boosters que foram lançados em T + 2 minutos 3′ish segundos e os 3 motores RS-25 alimentados a hidrogénio líquido foram normalmente desligados em aproximadamente T + 8 minutos 30 segundos. O único combustível que não foi totalmente esgotado durante os 8-1/2 minutos Zero a 17. 500 mph de corrida "ascendente" foi a maior parte dos combustíveis do Sistema de Manobras Orbitais (OMS). Enquanto o OMS é utilizado para algumas das acelerações em subida, é IMPERATIVO que haja combustível suficiente no OMS para permitir a "queima de Deorbit" de vários minutos onde o orbitador é colocado numa orientação que o motor 2 OMS está a retroceder para a trajectória da órbita. Isto atrasa o orbitador o suficiente para permitir que a força gravitacional da Terra traga o orbitador para casa. FYI Os 2 motores OMS traseiros podem disparar independentemente e seu propulsor pode ser "alimentado transversalmente", o que significa que qualquer tanque OMS pode alimentar qualquer motor OMS ou ambos os motores OMS ao mesmo tempo.
During STS-93, que foi o vôo que carregou a carga útil mais pesada já carregada durante o programa Shuttle (o observatório CHANDRA X-Ray 22.780 kg (50.222), incluindo o estágio superior de 2 estágios de combustível sólido/pesado Inercial, um buraco no sino do motor permitiu a fuga de combustível hidrogênio. Este vazamento levou a um excesso de hidrogênio/oxigênio a ser queimado para compensar. Devido a isso, ocorreu um desligamento baixo do motor de Oxigênio Líquido (LOX), em vez do típico MECO. Basicamente, você quer que os RS25s desliguem em um estado rico em combustível em vez de um estado rico em Oxidantes. Os cortes baixos de LOX podem ser difíceis nas peças do motor e são evitados a todo o custo. Todos os 4 sensores do tanque externo no fundo do tanque de hidrogénio estavam vazios, o que significa que há menos de 5% de hidrogénio líquido restante. Mais tarde foi dito que o Tanque Externo do tanque de hidrogênio estava seco e que o único combustível restante estava dentro da tubulação 17″ que alimenta os motores principais com hidrogênio líquido. Em termos automotivos, o tanque de combustível estava vazio e o único combustível restante no carro com o motor na FULL THROTTLE, era um pouco de combustível restante dentro da linha de combustível.
Este excelente vídeo mostra todos os laços de comunicação fazendo todo o seu trabalho duro enquanto vidas humanas estão em risco. true professionals.
Agora para o lançamento do Telescópio Hubble SPace (HST) foi usado um lançamento para Leste e as maiores altitudes que o Vaivém podia alcançar foram usadas. Pesava 11.110 kg e foi lançado com uma tripulação de apenas 5 pessoas. Enquanto a massa de lançamento não era muito alta, a altitude necessária para colocar aquele telescópio de 25.000 libras era o desafio. Como em todas as missões do Shuttle, quase TODO o oxigênio líquido e hidrogênio foi consumido, mas o que era diferente para as missões Hubble era a quantidade de Monometil-hidrazina (MMH) e tetróxido de dinitrogênio consumida para chegar a uma altitude orbital de aproximadamente 600 kms era preocupante para um dos astronautas. Foi Loren Shriver ou Kathryn Sullivan que fez o comentário: "Depois que a MECO e nossas queimaduras OMS foram concluídas, foi um pouco desconcertante ver nossas reservas de combustível OMS já meio vazias. Essa foi uma nova experiência para mim"
Que faz sentido, pois a maioria das missões do Shuttle, esp. missões ISS acontecem a 320-340 km, ou quase 1/2 da altitude.
Artigos semelhantes
- O que aconteceu com os corpos da tripulação do vaivém Columbia durante a reentrada falhada?
- Você usa um protetor de tela para o seu telefone? Por que você usa ou não usa?
- Quanto combustível é consumido em uma corrida de F1?
- O que acontece a um Giro do Momento de Controlo quando uma nave espacial utiliza o seu sistema RCS?