Posso usar um Samsung S4 em 2021? Porque não pega na última versão do Android e fica na versão 5.0.1 (Lollipop)?
Porque cada telefone Samsung tem um hardware diferente, é assim que eles fazem avançar a tecnologia. Cada nova versão Android do Google tem de ser portada para cada modelo diferente de telemóvel Samsung que está actualmente a receber actualizações. Em algum momento, a Samsung precisa parar de portar novas atualizações do Android para telefones antigos, ou eles passariam o tempo todo fazendo isso, e você não veria nenhum telefone novo. Isso seria bom para você :-), mas a Samsung não ganha dinheiro vendendo atualizações do Android como eles fazem vendendo novos telefones. Então é apenas uma questão da Samsung ganhar dinheiro para que eles possam suportar pelo menos alguns dos novos modelos com novas portas de atualização do Android.
Eles poderiam ajudar nesta situação tendo uma única camada de abstração de hardware comum em seu software para todos os seus telefones que as atualizações do Android rodariam. Então tudo o que eles teriam que portar é essa camada de abstração de hardware. Se eles fizessem isso, a atualização individual do Android seria muito mais fácil de portar para todos os seus telefones passados, mas cada um deles ainda precisaria ser testado, é claro. Isso tem alguns problemas, no entanto. Primeiro, seria necessário uma bola de cristal para prever a tecnologia futura, e muito planejamento antecipado, o que seria muito caro e demorado. O tempo para comercializar novos telefones trazendo nova tecnologia é um fator importante para manter a Samsung no negócio. Em segundo lugar, eles não podem saber antecipadamente qual será a tecnologia futura, portanto uma camada comum de abstração de hardware teria que ser extensível de maneiras que eles não podem prever, ou seria muito menos útil, uma vez que não poderia ser uma camada fina de software, o que tornaria os telefones Samsung mais lentos.
Ainda, você tem a idéia, é o negócio que conduz quanto tempo a Samsung pode suportar telefones que eles venderam no passado :-).