Porque é que os astecas não tinham armas de metal?
Os primeiros metais conhecidos pela humanidade são os metais do grupo Ib - ouro, prata e cobre. A razão é que eles são extremamente inertes e aparecem na natureza como metais nus, e o minério de cobre é fácil de cheirar. E o ouro e a prata são inúteis nas armas.A Idade da Pedra Calcolítica, onde o cobre é fundido, começou no Velho Mundo em 5000 AC, e parece que o México tinha alguns itens de cobre (juntamente com ouro e prata, que eram muito macios e pesados para qualquer coisa útil).
A próxima etapa seria a Idade do Bronze. Bronze é a liga de cobre e estanho, e o estanho é um elemento do grupo IVa (como o carbono e o chumbo). O estanho não parece nu e puro na natureza; ele deve ser fundido a partir de seus minérios.
Parece que a fundição do bronze foi inventada na Mesoamérica por volta de 1300 d.C., então era uma novidade (o estado asteca foi fundado em 1325). Foi sugerido que os ferreiros metalúrgicos da Mesoamérica produziram ligas particulares com o objetivo principal de explorar as propriedades de cores emergentes das ligas, particularmente os tons dourados vivos produzidos através da infusão de estanho, e os tons de prata que se desenvolvem em altas concentrações de arsênico.
Notavelmente, certos artefatos do México Ocidental contêm estanho ou arsênico em concentrações tão altas quanto 23 por cento de peso, enquanto as concentrações de elementos de liga em aproximadamente 2 a 5 por cento de peso são tipicamente adequadas para aumento de resistência e utilidade mecânica.
Então os astecas (e outras culturas mexicanas) simplesmente não perceberam a utilidade do bronze decente como armas e material de armadura - a invenção era uma novidade, e eles já tinham obsidiana, que é incrivelmente afiada. Eles tinham alguns eixos de bronze, mas parecem ter sido novidades. Na época da conquista espanhola, uma tecnologia de fundição de bronze parecia estar nascendo.
Não tinham idéia do ferro e certamente não do aço. A ferrometalurgia foi trazida à Mesoamérica apenas pelos espanhóis.