Como funcionam os diferentes modos de radar de uma aeronave de combate moderna?
Os caças mais modernos têm os seguintes modos de radar ar-ar (entre outros):
Arranque enquanto varredura (RWS): O feixe de radar avança pelo céu em zig-zag. Cada vez que um retorno é detectado, seu alcance é calculado usando o tempo de atraso e sua localização é plotada no escopo B. O retorno "decai" do escopo após um período de tempo, de modo que as tendências do movimento do alvo possam ser claramente vistas em retornos sucessivos sobrepostos. A taxa de fechamento também pode ser calculada neste modo usando a análise Doppler. A frequência de repetição de impulsos (PRF - quanto tempo um radar vai esperar depois de enviar um impulso para ouvir uma resposta) pode ser variada para detectar mais distância ou alvos mais próximos.
Track while scan (TWS): Este modo é semelhante ao RWS, exceto que o radar cria um "arquivo de trilha" para cada novo alvo que vê. O arquivo de pista armazena a localização do alvo, e retornos sucessivos do mesmo alvo são anexados ao histórico do seu arquivo de pista. (O radar deve usar alguma adivinhação para decidir se dois retornos subsequentes próximos vieram do mesmo alvo ou não). Ao analisar o histórico recente de um arquivo de pistas, o radar pode interpolar outras informações sobre o alvo, tais como sua velocidade e direção. O número de arquivos de pistas simultâneas que podem ser abertos é limitado pela memória do computador de controle de fogo.
Modos de consciência da SITUAÇÃO (SAM): Este é um híbrido de um dos modos anteriores (RWS ou TWS) e um modo de pista com um único alvo. Neste modo, um único alvo é periodicamente digitalizado pelo radar entre varreduras do céu.
P>Pista de alvo único (STT): O radar foca toda a sua energia num único alvo. O feixe aponta diretamente para o alvo, "tremendo" ocasionalmente para garantir que a trava não seja perdida caso o alvo manobre. Um único arquivo de pista é mantido para o alvo e os dados da pista são de alta resolução e alta precisão.
Velocity search and ranging (VSR): Esta é uma adaptação do RWS onde o eixo y do escopo B não é intervalo (como calculado pelo atraso de tempo), mas velocidade (como calculado por Doppler shift). Assim, alvos com taxas de fechamento mais rápidas aparecem no topo do escopo.
Alteração do alcance (RGH): Esta é uma adaptação do RWS que filtra automaticamente os alvos que não têm uma alta taxa de fechamento.
Vetor (VCTR)/Varredura de longo alcance daultra (ULS): Neste modo, o feixe de radar viaja metade do tempo que viajaria no modo RWS, o tempo extra gasto no processamento da imagem do radar para detectar alvos mais distantes.
Modos de auto-aquisição (AACQ)/ manobras de combate aéreo (ACM): Nestes modos, o radar procura muito rapidamente uma secção fixa do céu (exemplos: bordejado directamente à frente, numa única linha vertical, numa pequena caixa que representa a visão frontal do piloto). Quaisquer alvos detectados são automaticamente bloqueados e transferidos para o modo STT.
Anti-jam (AJ): Neste modo o radar utiliza uma maior agilidade de frequência e outras técnicas para "queimar" um ambiente de bloqueio de radar.
Radares também suportam frequentemente os seguintes modos de radar ar-terra (entre outros):
Mapa de feixe real (RBM): Neste modo o radar escaneia o terreno à frente para produzir um mapa 3D da topografia. Os pilotos podem usar este mapa para evitar terrenos ou como uma "imagem" do terreno à sua frente para a detecção de alvos. Para maior resolução, um modo Doppler-beam sharpening (DBS)/high resolution map (HRM) pode ser usado.
Ground moving target (GMT): Este modo usa um entalhe Doppler para detectar apenas alvos em movimento no solo, filtrando a aglomeração de edifícios, árvores e terrenos.
Alvo em movimento de terra intercalado (IGMT): Este modo é uma combinação dos dois modos acima. O radar faz um scan para criar uma imagem do terreno, e outro scan para detectar alvos em movimento e exibi-los no topo do terreno.
Sea-surface search (SSS): Este modo utiliza um processamento de imagem melhorado para detectar navios e barcos na água. O processamento melhorado é necessário para ter em conta o aumento da reflectividade da água.
Baliza (BCN) de busca: Este modo é um modo de radar passivo que detecta a transmissão de faróis de radar colocados pelo pessoal de terra. Estes faróis são programados para emitir determinados códigos que o radar pode procurar.
Air-para-terra (AGR): Este modo de radar é usado para auxiliar em artilharia aérea e bombardeios visuais. O radar mantém um feixe único contínuo na linha de visão da aeronave, e o computador de controle de fogo usa a informação de alcance para calcular uma solução de fogo para as armas ou bombas.
Artigos semelhantes
- Quais são os diferentes modos de jogo no Minecraft? Como se mudam os modos de jogo?
- Os arcos são usados por alguma unidade militar moderna em combate?
- O que é a seção transversal do Radar (RCS) do HAL Tejas MK2? Como a RCS ajuda em um combate a céu fechado?
- Qual é a diferença entre uma base de dados tradicional e uma base de dados moderna?