Os EUA vão proibir uma aplicação chinesa como o TikTok?
O presidente Donald Trump anunciou que está banindo o aplicativo de compartilhamento de vídeos de propriedade chinesa TikTok nos EUA.
Ele disse aos repórteres que poderia assinar uma ordem executiva já no sábado. Os oficiais de segurança dos EUA expressaram preocupação de que o aplicativo, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, poderia ser usado para coletar os dados pessoais dos americanos.
TikTok negou acusações de que é controlado por ou compartilha dados com o governo chinês.O aplicativo de rápido crescimento tem até 80 milhões de usuários ativos mensais nos Estados Unidos e a proibição seria um grande golpe para a ByteDance. No que diz respeito à TikTok, nós'ao bani-los dos Estados Unidos, o Sr. Trump disse aos repórteres a bordo da Air Force One.
Não ficou imediatamente claro que autoridade o Sr. Trump tem para banir o TikTok, como esse banimento seria imposto e que desafios legais ele enfrentaria.
Microsoft tem estado em conversas para comprar o aplicativo da ByteDance, mas o Sr. Trump pareceu lançar dúvidas de que tal acordo seria permitido. Se o negócio fosse adiante, as reportagens dizem que envolveria a ByteDance a perder as operações da TikTok&apos nos EUA.
Um porta-voz da TikTok recusou-se a comentar a proibição sugerida pelo Sr. Trump&apos, mas disse aos meios de comunicação americanos que a empresa estava "confiante no sucesso de longo prazo da TikTok" nos EUA.
O movimento para banir a TikTok surge numa altura de tensões acrescidas entre a administração Trump e o governo chinês sobre uma série de questões, incluindo disputas comerciais e o tratamento do surto de vírus corona por parte de Pequim&apos.
Artigos semelhantes
- O que posso fazer com Xiaomi Mi Box 3 versão chinesa se eu não souber a língua chinesa?
- Porque é que os EUA estão a proibir os 5G da Huawei? Será que os EUA querem jogar sujo na competição global para a implantação do 5G?
- Porque é que os judeus comem comida chinesa ou vão ao cinema no Natal?
- A Europa deveria proibir o uso das tecnologias Huawei e ZTE pelas suas instituições, como fizeram os EUA?