Em que linguagem de programação está escrito o WhatsApp (para Android)?
Seem em torno de cada pessoa é o WhatsApping. Na minha propriedade, temos dois amantes do WhatsApp, e não estou a falar do meu irmão ou irmã. Estou a falar da minha mãe e do meu pai. Eles apenas gostam de passar o tempo no WhatsApp. Eles estão dispostos a isso; preferem escrever à máquina de escrever no momento. O telefone deles está sempre a tocar, mesmo muito mais do que o meu. Eles apenas procuram as grandes mensagens para as enviar aos meus tios e tias. Ocasionalmente, eu considero que eles estão ficando loucos ou possivelmente eu irei rapidamente. Agora, eu posso me relacionar com a decepção que eles sentiram quando eu era adolescente e não saíam do meu celular por um segundo.
Eu acho que o mesmo se vê em muitas casas. Duas ou três gerações estão a empregar o WhatsApp. Em Março de 2016, a conta dos utilizadores do WhatsApp ultrapassava os 1 Bilião. Num típico, 28 minutos passados no WhatsApp por dia. A realidade chocante continua, são enviadas 30 mil milhões de mensagens por dia em todo o mundo através do WhatsApp.
Como pode suportar mais mil milhões de utilizadores com apenas 30-40 ou poucos mais engenheiros? Para o WhatsApp, adquirido pelo Facebook, a resposta é Erlang, uma linguagem de programação codificada nos anos 80 que está finalmente a ter o seu momento como atracção principal.
Pode parecer-se com outra aplicação java com algumas linguagens normais utilizadas nela como C ou C++, mas estou atordoado por descobrir que esta é construída sobre uma tecnologia feita nos anos 80 para telecomunicações e que é utilizada hoje em dia e que é Erlang.
No entanto, com outras linguagens de programação que começam a cooptar as suas ideias, o Erlang possui um futuro?
A gigante sueca das telecomunicações Ericsson criou o Erlang há mais de vinte e cinco anos, e hoje está a localizar uma casa em aplicações de mensagens como o WhatsApp e o TigerText. Até o Facebook estava a cantar os louvores da linguagem se este usasse o Erlang para produzir o Facebook Chat em 2009 - exactamente no mesmo ano em que mudou a utilização da tarefa do co-fundador do WhatsApp, John Acton.
"Com o Erlang, pode desenvolver uma aplicação de mensagens com muitos utilizadores ligados e nunca se preocupar com a forma como comunicam", afirma Chad DePue, CTO de Whisper, uma aplicação para posts anónimos que optou por fazer uso da palavra what what. Em vez disso, ele afirma: "Você pode se preocupar em desenvolver uma grande aplicação"
Ericsson engineer Joe Lance Armstrong desenvolveu Erlang usando a lógica das telecomunicações em sua mente: muitas conversas paralelas acontecendo simultaneamente, com tolerância quase zero para o tempo de inatividade. Outras linguagens de programação são apenas capazes de fornecer a ilusão de gerir todas as conversas individuais. Algumas tornaram-se excelentes na manutenção das aparências. No entanto, elas não são "multi-tarefas" naturais. Erlang, em comparação, gosta de multi-tarefa ou "malabarismo" desta forma tinha uma outra placa giratória? Atire-a!
"A linguagem é extremamente significativa", afirma Igor Clark, um tecnólogo inovador. "Você pode falar em um avançado e fazer um pouco usando seu par de conceitos-chave."
Artigos semelhantes
- Em que linguagem de programação está escrito o Google Duplex?
- Em que linguagem de programação o Netflix está codificado? Como eu uso essa linguagem?
- Qual é a diferença entre linguagem de máquina, linguagem de montagem e linguagem de alto nível em computadores?
- Quais são as vantagens de uma linguagem de montagem na programação sobre uma linguagem de máquina?