Casa > P > Porque É Que Os Barcos Não Têm Faróis?

Porque é que os barcos não têm faróis?

Bem, alguns têm, mais ou menos, mas...

Devemo-nos à impossibilidade de colocar "luzes de rua" por todo o lado no mar, e às distâncias geralmente muito maiores envolvidas nas interacções entre os navios (os navios maiores precisam de se tomar consciência uns dos outros enquanto ainda estão a milhas de distância, a fim de tomar as medidas adequadas contra as colisões), bem como a uma quase total ausência de seres humanos e animais a fazer erros no caminho dos navios, foi considerado melhor basear as observações em ver as luzes que o objeto observado está carregando (já que os navios têm luzes acesas que são visíveis de longe, embora não iluminem muito ao seu redor), em vez de ter faróis fortes sobre o observador e tentar detectar os reflexos do observado.

Imagine que você está nas montanhas no meio de uma noite de breu negro, e o seu amigo está a cem metros de distância apontando uma pequena lanterna na sua direção. Você não terá problemas em ver a lanterna, mas seu amigo não o verá até que você se mova para dentro de talvez 10-20 metros.

Com chuva, neve e ondas refletindo muita luz de qualquer farol teórico do navio, a tripulação da ponte provavelmente sofreria mais com reflexos indesejados do que se beneficiaria de reflexos desejados. Eu estava num rebocador durante um nevão, não podíamos ver nada do lado de fora, além dos reflexos dos nossos próprios faróis a funcionar.

Há também a complexidade muito maior dos faróis do navio em oposição aos faróis dos automóveis. Só de olhar para um conjunto de luzes do navio na escuridão, não vendo o navio em si, posso dizer muito sobre o navio:
- Para onde se dirige (o que também podemos dizer das luzes dos carros)
- É muito pequeno, pequeno, grande, ou enorme?
- Está a puxar ou a empurrar alguma coisa?
- Estão a pescar? Se sim, estão a arrastá-lo ou a usar outro equipamento?
- Estão a fazer trabalho submarino do qual eu deveria ficar afastado?
- Estão a fazer o meu trabalho de limpeza do qual eu deveria ficar extremamente bem afastado?
- É um hovercraft?
- São incapazes de virar ou fazer o que eu espero deles? Se sim, é por causa do seu calado (um grande navio pode ter que ficar na parte mais profunda de um canal, se encalharem), um problema técnico, ou porque estão a trabalhar (por exemplo, ter um mergulhador na água para que não possam ir embora até que ele esteja recuperado)
- É um barco piloto?
- É um veleiro, limitado nos seus movimentos pela direcção do vento?
- Várias outras categorias

Colocar faróis fortes faria toda aquela informação detalhada afogar-se na luz intensa dos faróis "mudos".

De Stronski Crnkovich

Qual é a melhor escola de língua coreana em Seul? :: Quais são alguns exemplos de ética de engenharia?