Alguém pode ser um DJ?
Claro. Basta ligar o seu telefone por Bluetooth a uma caixa de expansão numa festa e pressionar play na sua lista de reprodução Spotify e voilá! You're a DJ.Agora se isso faz de você um bom DJ, que as pessoas querem ouvir ou ter na sua festa ou não, é algo completamente diferente.
A proliferação de aplicativos de DJ nos últimos 15 anos ou mais mudou drasticamente a indústria. Enquanto eles'baixaram as barreiras de entrada, os aplicativos convenceram muitas pessoas de que é'é mais fácil do que realmente é. Muitos dos aspectos desafiadores foram automatizados com algoritmos - particularmente no que diz respeito a beatmixing & transitions. Everything's seamless & perfect. Zero habilidade necessária - simplesmente deixe o aplicativo fazer tudo por você e soar como uma estrela. Parece apelativo, não é't it? Mínimo esforço com o máximo de resultados. Você quase pode ouvir as multidões cantando o seu nome nos festivais. Uma celebridade do jet setting. Tudo a partir de um app.
Exceto que não't funciona dessa forma. De jeito nenhum. Tecnologia pode't substituir talento.
Agora don't me entenda mal. Os DJs só existem por causa da tecnologia. Afinal de contas, os DJs nasceram de uma revolução tecnológica. Os DJs de rádio resultaram do nascimento do meio. E as coisas praticamente ficaram assim por décadas, com os DJs nunca tendo passado muito além de ser uma voz que acompanhava suas músicas favoritas, preenchendo as lacunas entre elas. Era sobre personalidade, mais do que qualquer outra coisa.
E então a revolução aconteceu. Uma pequena empresa chamada Technics, lançou uma mesa giratória com recursos radicais, como drive direto e controle de pitch variável. O DJing como o conhecemos hoje, deve tudo, e quero dizer TUDO, aos 1200.
Pioneiros em Detroit, Chicago, Nova York & outros lugares perceberam como era uma ferramenta poderosa. Beatmixing nasceu, sons eram dobrados, remixagem e sampling podiam ser feitos ao vivo no clube. O DJ como artista por direito próprio era agora uma realidade.
Então veio o hip hop & rap, onde o DJ tomou o lugar da banda tradicional, criando um pano de fundo sônico para os MCs cuspirem barras.
Technology, mais uma vez revolucionou as coisas com o CD. Foi preciso um pouco para que o hardware evoluísse ao ponto de um DJ poder actuar um pouco como o faria em vinil. O lançamento do Pioneer CDJ-1000, seguido de mp3s, laptops & interfaces, vinil codificado & CDs, realmente permitiu aos DJs se tornarem superstar performers - headliners, por direito próprio. Algo a que aspirar.
Agora, a razão pela qual eu'passei por esta história muito condensada e resumida de DJing é para apontar algo. Até o advento destas novas aplicações de DJ que automatizam tudo, para ser DJ, era preciso ser capaz de misturar, entre outras coisas. Havia habilidade envolvida. O talento era necessário. Pressionar play did't fazer de você um DJ, flow did (entre outras coisas).
A boa notícia é que as habilidades necessárias para ser DJ podem ser aprendidas. De simples beatmixing através de transições mais complexas para flow & vibe e aspectos ainda mais abstratos como o ouvido (não seu aparelho auditivo biológico, mas sim a qualidade intangível da audição crítica), tudo pode ser aprendido & desenvolvido.
Então lá's o tipo de show, que também afeta as coisas. Por exemplo, casamentos & festas são muito diferentes dos pubs & clubes, que são novamente diferentes de concertos ou festivais.
Weddings & parties focam menos em beatmixing & mais no fluxo geral. O DJ está lá para aumentar o evento em vez de ser o foco. Uma profunda biblioteca e conhecimento de música é mais importante por causa da diversidade da multidão. Quanto mais profundo for o seu conhecimento musical aqui, mais fácil é manter o fluxo. Crash fading Garth Brooks em Slipknot em Frankie Goes to Hollywood em Frank Sinatra resulta em um show de merda.
Você pode começar a se especializar um pouco girando em pubs, que são meio caminho entre festas & clubes.
Em um clube, o DJ é o entretenimento, então aqui é onde você começa a se especializar em seu formato e mostrar suas habilidades. Aqui, assim como nos pubs, o teu fluxo é tão importante como a tua mistura. Os DJs do clube de topo entendem como manter a multidão a rodar com o fluxo. Eles fazem a multidão girar da pista de dança para o bar, para os bancos/linhas laterais e de volta para o chão.
Concertos é onde você começa a brilhar, quer você're abrindo ou encabeçando. É aqui que você começa a mostrar o que faz. Todos os seus truques, o seu som, a sua vibração. Isto é tipicamente o que as pessoas pensam quando pensam em DJs. Aqui é tudo sobre a pista de dança. Atrás dos decks, é tudo seu e você é Deus. Beatmixing, transições, truques sônicos, etc, tudo vem à tona. Seu estilo e fluxo é para o que as pessoas estão aqui.
Obviamente, você pode estar se perguntando por que I'estou mencionando esta quebra. Simples. As habilidades que você precisa para ser um DJ de sucesso variam dependendo de onde você está. Novamente, estas habilidades podem ser todas aprendidas, embora algumas sejam mais difíceis de dominar do que outras.
Para embrulhar tudo, é absolutamente possível ensinar qualquer um a ser um DJ legítimo. Os conceitos envolvidos são, na sua maioria, simples. Ganhar a vida, por outro lado, não tanto assim. Especialmente se o seu objetivo é ser um headliner mundialmente famoso.
Anyway, I'já divaguei o suficiente, saúde.
Artigos semelhantes
- Não me lembro do meu e-mail na minha conta Instagram, alguém pode me ajudar, a recuperação no Gmail não está funcionando, alguém pode ajudar?
- Quão pequeno pode ser um código QR? Quão pequeno pode ser, por exemplo, em um cartão de visita?
- O que pode ser feito em um laptop que pode ser feito em um Chromebook?
- Se eu gravar um vídeo no meu telefone e enviá-lo para alguém, por que o vídeo pode ser pequeno e desfocado no telefone deles? Ambos são iPhones.
- Você pode ser enganado dando a alguém o seu e-mail do PayPal?