Como se compara o armazenamento de energia térmica com os sistemas de baterias de lítio em termos de segurança? (Em escala residencial)?
Desde que o armazenamento térmico só vai implicar algo isolado como quente ou frio para uso futuro, é inerentemente seguro. As baterias de iões de lítio armazenam a energia num estado móvel mais elevado que permite que a energia seja utilizada de várias formas úteis como luzes, movimento, computadores, calor, arrefecimento, etc. Este maior estado de mobilidade é o que torna o armazenamento de energia da bateria potencialmente arriscado ou mais propenso a incidentes graves de falha devido a liberação não planejada de alta intensidade da energia armazenada, resultando em incêndio e explosões. Com a energia térmica armazenada, a energia já não é tão móvel como era numa bateria e não é facilmente libertada de forma a resultar em qualquer ameaça real.
As baterias térmicas podem armazenar calor em líquidos como água e óleo, mas são muito mais eficientes quando usadas para armazenar energia térmica através de uma mudança de fase no material. Como a água armazenada como gelo para arrefecimento ou os sais derretidos para aquecimento. O calor latente adicionado de fusão durante uma mudança de fase no material da bateria aumenta consideravelmente a eficiência. Embora as cubas de sal derretido representem um perigo.
Artigos semelhantes
- Como é que programam as baterias de iões de lítio? E as baterias de iões de lítio polímero e as baterias de iões de lítio são iguais?
- Podemos converter energia sonora em energia térmica?
- Os zangões, tais como quadcopters, podem utilizar baterias de iões de lítio em oposição ao polímero de lítio?
- Qual é a diferença entre o polímero de lítio e as baterias de lítio-íon? Qual delas é a melhor de duas?