A saúde digital é o futuro dos cuidados de saúde?
De acordo com os especialistas da indústria da saúde, a saúde digital provocou uma mudança qualitativa na prestação de serviços médicos. Embora muitos de nós pensem que é a tecnologia que está moldando o quadro tradicional de saúde, na verdade é o aspecto cultural que está no cerne dessa transformação. Os médicos já não lideram o paradigma médico. Foi esta ruptura da estátua que capturou o interesse dos especialistas em saúde, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.As ferramentas digitais de saúde avançaram à frente das soluções básicas de telemedicina. A genômica, as cápsulas de próxima geração e os medicamentos algorítmicos deram o 'empurrão' muito necessário a este modelo de saúde e redeterminaram a tecnologia de saúde.
Estas tecnologias, juntamente com as soluções de telemedicina, ajudam a alcançar 3 grandes objetivos dos sistemas de saúde:
1. Maior envolvimento do paciente - A medicina digital e a tecnologia de saúde são adaptadas de acordo com os requisitos específicos de todos os pacientes. Isto resulta numa melhor gestão dos registos de saúde dos pacientes com múltiplas preocupações de saúde ou doenças crónicas, comunicação sem falhas com os médicos, participação activa dos pacientes fisicamente incapacitados e uma comunidade de pacientes capacitada.
2. Modelo de prestação de cuidados de saúde prático e económico - A Grande Muralha Branca é um dos melhores exemplos do modelo de prestação de cuidados de saúde económico. A plataforma web, que já está sendo utilizada pelo Serviço Nacional de Saúde, oferece terapia ao vivo por meio de áudio, vídeo e mensagens de texto. Ela também permite que os pacientes tenham acesso a conteúdos educacionais sobre problemas de saúde comportamentais e ajuda a obter apoio de colegas. Este modelo já produziu $540 em economia por membro do Serviço Nacional de Saúde por ano. Os formuladores de políticas estão planejando popularizar esta plataforma entre as comunidades rurais dos EUA, onde a escassez de especialistas em saúde mental e as preocupações com a privacidade às vezes impedem os indivíduos de buscar ajuda.
3. Melhoria na tomada de decisões - A tecnologia digital permite que os pacientes obtenham uma imagem realista de seu estado de saúde, escolham as opções de tratamento com base em seu orçamento e tomem as melhores decisões possíveis no momento apropriado. As soluções digitais interativas também aumentam o nível geral de satisfação dos pacientes e lhes oferecem oportunidades de economizar dinheiro com medicamentos prescritos e cuidados de rotina.