Como é que as Olimpíadas começaram?
Ancient or modern?
Ancient Olympics
Os Jogos Olímpicos antigos têm uma data de início tradicional de 776bce mas esta data é simplesmente a primeira data para a qual são registados os nomes dos atletas vitoriosos.
Existem numerosos mitos de fundação para os jogos, incluindo as corridas e lutas de semi-deuses para entreter um Zeus infantil, e a história de Pelops que consegue derrotar Oenomaus pela mão da sua filha Hippodamia (que substituiu os pinos de madeira da sua carruagem sobrenatural por pinos de cera, causando a queda da sua carruagem e a morte do rei Oenomaus).
As provas arquitectónicas mostram que o local das Olimpíadas foi ocupado a partir de c.2000bce. Há muitas evidências que apontam para o seu uso como um importante local religioso muito antes de 776bce e acredita-se que os antigos jogos - que eram principalmente um festival religioso para Zeus e que acabaram por ser interrompidos devido ao seu culto pagão numa Europa mediterrânea cada vez mais cristianizada - cresceram a partir das práticas religiosas no local.
Adjacente ao antigo local de Olimpia está o Monte Kronos onde o culto a Kronos (o pai de Zeus) era adorado - há algumas evidências que sugerem até mesmo um culto anterior neste local . Todos os anos - no equinócio da primavera - no festival de Basilai foi feito um sacrifício a Cronos na montanha. Este foi um festival em que se pensa que várias comunidades infernais se reuniram e produziram e reforçaram uma religião e costumes compartilhados. O Basileu foi a pessoa encarregada de realizar os ritos da cerimônia. Como a tradição surgiu é a especulação, mas acredita-se que uma corrida de pés foi usada para decidir quem seria o Basileu para a cerimônia daquele ano. Esta figura então conduziu a procissão triunfante ou Komos. Acredita-se por alguns estudiosos (Themis de Jane Harrison tem um excelente capítulo sobre isso) que essa parte da cerimônia então evoluiu e se tornou mais elaborada ao longo do tempo para eventualmente se tornar a festa de cinco dias do Olympia.
Essa interpretação dos eventos é reforçada pelos pesados tons religiosos dos jogos antigos, incluindo o juramento dos juízes e atletas (mais seus treinadores, pais e irmãos) a Zeus, o sacrifício de 100 touros a Zeus e a festa de Zeus que encerrou a cerimônia. Além disso, o templo de Zeus no local é considerado um dos edifícios mais antigos do santuário e sua oportunidade foi tal que foi considerado uma das 7 maravilhas do mundo por Philo em 235bce.
Uma prova final de que os jogos cresceram desta forma que o primeiro evento olímpico registrado de 776bce foi uma corrida de pés, vencida por Coroebus - um cozinheiro. O evento permaneceu um dia até 684bce quando foi prolongado até 3 dias antes de finalmente se tornar um evento de 5 dias no século V.
Olimpíadas Modernas
Depende de quem se pergunta mas é justo dizer que as olimpíadas modernas estavam implorando para serem revitalizadas por algum tempo durante o século XIX.
Na Grécia, o poeta Soustos pediu um renascimento olímpico como parte do derrube grego do Império Otomano e a emergência como um estado-nação independente. Como quando surge qualquer novo país, a forja da identidade nacional através de uma história percebida partilhada é uma faceta importante e as antigas olimpíadas eram vistas por muitos na Grécia como uma extensão natural do nacionalismo grego. A sua proposta foi aceite pelo novo rei da Grécia Otto é 1835, mas pouco foi feito para realizar um jogo. Inspirado por Soustos, Zappas - um empresário grego e parte da diáspora grega em romeno - ofereceu-se para pagar todo o projecto e os primeiros jogos tiveram lugar em 1859, mas foram sobretudo frequentados e disputados pelos gregos. Os segundos jogos aconteceram em 1870 no reformado estádio do antigo Panathenaic. Outros 2 jogos aconteceram em 1875 e 1888/9 novamente com atletas principalmente gregos.
No Reino Unido o trabalho do Dr. William Penny Brookes é amplamente reconhecido por ter desempenhado um papel importante. Ele fundou a Classe Olímpica em Much Wenlock em 1850, encenando as primeiras Olimpíadas Much Wenlock no mesmo ano. Ele apoiou a fundação dos Jogos Zappas e contribuiu com um prêmio para um de seus vencedores. Em 1862 Livepool sediou o 1º Grande Festival Olímpico organizado por John Hulley. Mais dois Grandes Festivais Olímpicos foram realizados em Liverpool, em 1863 e 1864, seguidos de outros dois jogos em Llandundno, em 1865 e 1866. Em 1865 Brookes ajudou a formar a Associação Olímpica Nacional com John Hulley, que realizou seus primeiros jogos em Londres, em 1866. Numerosos jogos foram organizados com excepção do título olímpico no Reino Unido durante os 30 anos seguintes, mas o movimento de pólvora foi comprometido pelo cisma do amadorismo.
Baron De Coubertin é o fundador de facto do movimento olímpico. Diz-se que ele foi inspirado pela devastação da guerra franco-prussiana e pela ascensão do internacionalismo (como o estabelecimento do Esperanto). Inspirado por Brookes (com quem partilhou os correspondentes) e pelo legado de Zappas na Grécia, De Coubertin formou o Congresso de Paris para fundar o Comité Olímpico Internacional. O representante grego Demertrius Vikelas tornou-se o primeiro presidente do comité e argumentou com sucesso que os jogos inaugurais seriam realizados em Atenas no Estádio Panathenaic em 1896.
O resto - como se diz - é história!