Qual é a diferença entre drama de rádio e drama de televisão?
No liceu, tive uma aula de Verão sobre programação antiga de rádio. O instrutor era um professor de história que também tinha uma paixão por programas de rádio dos velhos tempos, e tinha recolhido alguns programas raros, juntamente com os mais populares.Foi um verão incrível para ouvir durante horas a programação trazida viva pelos efeitos sonoros, música, ruído ambiente e atores de voz.
Televisão e cinema são meios muito visuais, e podem de fato passar sem som. Pense nestes exemplos de narração de histórias visuais:
>ul>li> o recente quadro mudo, "O Artista", que recebeu muitas nomeações para o prémio da academia>/ul>>ul>>li> sequências de acção num filme caper em que o herói executa tranquilamente actividades delicadas durante muitos minutos de cada vez sem diálogo, com pouco ou nenhum som a acrescentar à tensãoli>li> imagens de acção em que pode haver efeitos sonoros ou música, mas sem diálogo durante longos períodos do filmeli> ou Tom Hanks sozinho na ilha de Castaway. Muito pouco diálogo.<Conversamente, o rádio é um meio auditivo. O que era tão especial nele, além de usar o som como meio para contar histórias, é que ele o envolvia tão de perto, pois você imaginava todos os visuais que estavam ocorrendo durante a história. E nossa imaginação pode desenvolver ricamente os recursos visuais que superam a televisão e a narração de filmes, já que a imaginação não requer orçamento para filmagens em locações, cenários, equipamentos de iluminação, etc. (Orson Wells programa de rádio War of the Worlds de H.G. Wells)
p>algumas bibliotecas têm antigos programas de rádio gravados em mídia moderna para seu prazer auditivo, ocasionalmente estações de rádio tocam programas de rádio aos domingos em algumas partes do país, e claro, a internet tem muitos sites dedicados a programas de rádio, onde você pode ouvir de graça. Há comédias, noir crimes dramas, thrillers, programas de variedades, programas de notícias, etc. Espero que você dê uma olhada!