Casa > O > O Que É O Sistema De Volume Variável Do Refrigerante?

O que é o sistema de volume variável do refrigerante?

Eu sendo um Engenheiro HVAC e trabalhando no campo relevante, encontro-me adequado para responder à sua Pergunta.

VRV ou Variable Refrigerant Volume é um tipo de Sistema de Ar Condicionado de Expansão Directa desenvolvido pela Daikin no ano de 1982. Este tipo de Sistema de Ar Condicionado proporciona maior economia de energia e capital ao custo de um custo inicial mais elevado. Este tipo de sistema é amplamente utilizado no Japão e Europa para aplicações de conforto e está agora sendo adotado por muitos países. Funciona basicamente com o mesmo princípio que um sistema Split normal instalado em residências. Mas a grande diferença é que no sistema VRV, uma única unidade externa pode atender até 48 unidades internas, ao contrário das unidades Split convencionais que têm apenas uma unidade interna e uma externa.

Voltando à sigla VRV, como sua forma completa sugere, este sistema é capaz de controlar a quantidade de refrigerante fluindo para vários evaporadores (Unidades Internas) permitindo o uso de muitas unidades internas de várias capacidades e configurações conectadas a uma única unidade externa. Em palavras simples, as temperaturas dentro de uma determinada sala são controladas através da variação do fluxo de refrigerante para a unidade interna. Além disso, o sistema VRV também pode fornecer aquecimento e resfriamento simultâneos.

Considerar um exemplo de edifício, no qual de um total de 50 apartamentos, 25 apartamentos precisam de aquecimento e 25 apartamentos precisam de resfriamento. Neste caso, se você usar uma unidade AC convencional dividida em cada divisão, você ficará com 25 unidades externas a serem colocadas no exterior do edifício e você também precisará fornecer um arranjo de aquecimento separado para os 25 quartos restantes. O consumo de energia será maior, uma vez que os aquecedores em 25 quartos e ACs em outros 25 quartos necessitarão de energia para funcionar. Em vez das unidades convencionais de CA e aquecedores, se você instalar um sistema VRV, as 50 unidades internas fornecidas dentro dos 50 apartamentos podem alcançar apenas o aquecimento de todos os apartamentos, apenas o resfriamento de todos os quartos e também, 25 apartamentos podem ser resfriados e 25 apartamentos podem ser aquecidos ao mesmo tempo. Também como o calor extraído dos 25 apartamentos resfriados é utilizado para aquecer os outros 25 apartamentos, há uma economia de energia de cerca de 30%. E você fica com apenas uma unidade ao ar livre que pode ser instalada no terraço e pode atender a todas as 50 unidades internas! Esta é a flexibilidade oferecida pelo sistema VRV.

Daikin sendo o pioneiro deste sistema, tem uma patente no seu nome. Assim, outras empresas como a Mitsubishi, Samsung, Fujitsu, LG e outras não podem usar o termo VRV nos seus sistemas. Assim, para superar este problema, estas empresas criaram a sigla VRF (Variable Refrigerant Flow) que basicamente é o mesmo sistema e funciona com o mesmo princípio que o VRV.

Vantagens dos sistemas VRV:

  1. Alta economia de energia.
  2. Aquecimento e arrefecimento simultâneos possíveis.
  3. Baixo custo de manutenção primária.>li> Poupança de espaço, uma vez que a unidade exterior requer menos espaço.li>Baixo ruído de funcionamento.>li>COP (Coeficiente de Desempenho) é muito elevado.
  4. Controle individual de todas as unidades internas, portanto nenhuma falha completa do sistema, mesmo que ocorram problemas em uma unidade interna.>li>>Propor extrema versatilidade aos requisitos estéticos do edifício.
>p>Desvantagens dos sistemas VRV:>
  1. Custo inicial mais elevado.
  2. It is very difficult to find leakage in the copper piping.
  3. Length of copper piping has limits.
  4. Use of refrigerant and its subsequent leakage can cause harm to Ozone layer which is a serious issue.

De Keli Adcox

O que é ar condicionado de três vias? :: Quais são os benefícios do sistema VRF?