O que acontece quando o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio são misturados?
O resultado é a formação de uma solução aquosa de sal de mesa comum (cloreto de sódio), uma quantidade equimolar de água, e muito calor. Esta reação exotérmica, especialmente se os reagentes estiverem em soluções concentradas (bem acima de 1 M são possíveis com cada uma) emite tanto calor que provavelmente causará a mistura de reação a ferver explosivamente. Mesmo se a reacção não ferver, o recipiente de reacção torna-se frequentemente perigosamente quente.
Esta é a reacção:
NaOH[math]_{(aq)}[/math] + HCl[math]_{(aq)}[/math] → NaCl[math]_{(aq)}[/math] + H[math]_2[/math]O[math]_{(l)}[/math]
P>Embora eu não tenha o deltaG, deltaH ou S desta reacção, sei por experiência própria que é bastante exotérmico, o que significa que a solução vai ficar bastante quente. Se os reagentes estiverem suficientemente concentrados, a reação pode ferver explosivamente, então se você sentir a insana vontade de reagir aos reagentes concentrados, faça a adição muito lentamente, de preferência à base de ácido gota a gota. O que realmente ocorre é que os íons cloreto e sódio são íons espectadores que simplesmente permanecem em solução não fazendo muito enquanto os íons hidrogênio e hidróxido reagem de fato, formando água no processo. É a reação de neutralização ácido-base que emite os laços térmicos da mesma.
Esta reação, ao contrário dos populares retratos de mídia mostrando erupções de enormes quantidades de espuma, na verdade não tem produtos gasosos e permanece incolor e transparente, dando a ilusão perigosa de nada de significativo acontecendo até que a solução aquosa superaquecida exploda em gotículas de água fervente movidas a vapor. Tais erupções semelhantes a géiseres podem facilmente atingir o tecto no laboratório (ou na cozinha) e pulverizar para fora dez ou mais pés em todas as direcções.
As reacções à base de ácido vistoso, frequentemente vistas em filmes ou na televisão com erupções de espuma visualmente impressionantes, são de vinagre benigno e bicarbonato de sódio reagindo para libertar grandes quantidades de gás carbónico na água. O pessoal de efeitos especiais da mídia adiciona um pouco de detergente de prato e corante alimentar para manter as bolhas intactas e de aparência dramática enquanto o recipiente de reação, geralmente um copo grande, transborda para a mesa e depois cai em cascata sobre a borda para o chão. Enquanto isso, o diretor e o roteiro instruíram os atores a fugirem gritando em pânico como ele'é o fim do mundo.
NUNCA combine HCl e NaOH aquosos rapidamente, especialmente se eles estiverem concentrados, ou então você pode ser seriamente escaldado pelo vapor e gotículas de água fervente, e possivelmente cortado por pedaços de vidro quentes quebrados do vaso de reação explodido.
Tecnicamente, especialmente se o químico for muito preciso com uma reação equimolar (significando exatamente a mesma quantidade de HCl e NaOH), o resultado deve ser pH neutro água salgada. Teoricamente, não seria pior do que beber água comum com algum sal de mesa (NaCl) dissolvido nela, se você bebesse o produto final desta reação (tomar o pH primeiro apenas para estar no lado seguro - olhar para um 6-8 e, idealmente, 7). Isto é supondo que você tenha usado reagent-grade ou melhores reagentes de pureza. Se não for de grau de reagenificação, o produto não te mata nem te deixa doente, mas pode não ter um sabor tão agradável como a água salgada comum. Embora a reação deva ser completa quase imediatamente, eu sugiro que você deixe esfriar um pouco antes de tomar um gole!!
Como uma nota de precaução, você nunca deve fazer mais do que um pequeno gosto de uma reação como esta, a menos que seu supervisor, professor, etc., diga que não há problema em fazer isso. Então, é melhor errar pelo lado da cautela. Mesmo sabendo o que sei sobre química, ainda não faço mais do que provar um produto supostamente seguro de uma reação que realizei, e quase invariavelmente cuspir o gosto. Mesmo que eu tenha 99,9% de certeza que está perfeitamente bem, é aquele 0,1% que ainda pode te pegar. Melhor seguro do que arrependido.
Edited 4/22/19 para clareza e correção gramatical.