Porque é que os asiáticos parecem frequentemente mais novos do que a sua verdadeira idade? Porque é que os asiáticos envelhecem lentamente?
A pergunta deveria ser: "Por que os brancos envelhecem tão rápido?" e talvez "Por que eu subestimo a idade dos asiáticos?" Isso pode ser explicado por uma variedade de fatores:>ul>li>Melanin protege contra o fotoenvelhecimento da pele (rugas e descoloração).li>li> A estrutura da face é simplesmente diferente - a forma como o tecido macio afunda e a flacidez não será a mesma em um rosto asiático, e se você não estiver procurando as coisas certas, você sentirá falta delas.li>li>Pele do leste e sudeste asiático tende a fotoenvelhecimento através da revelação de manchas coloridas ao invés de rugas. Novamente, seu algoritmo interno de detecção de idade pode simplesmente ignorar essas dicas porque está acostumado a julgar pessoas brancas. Em asiáticos não-orientais, a crista da sobrancelha baixa, a ponte do nariz baixo e as dobras epicásticas se perdem na idade adulta, por isso são consideradas jovens ou infantis. Em asiáticos orientais, essas são apenas características faciais normais.<A calvície de padrão masculino é muito mais prevalente em europeus e mediterrâneos.>li>Asiáticos se protegem mais ativamente do sol devido a diferentes padrões de beleza e expectativas da sociedade.O envelhecimento mais visível (por exemplo, rugas) é causado por danos na pele causados pela luz UV. Basta ver o que 28 anos de condução de um camião, com sol constantemente vindo da janela do lado esquerdo, (ao contrário, 28 anos de protecção solar do lado direito) pode fazer:
Hence, pessoas com mais melanina, ou maior protecção solar, são resistentes a este aspecto do envelhecimento cutâneo. Como resultado, mapas de envelhecimento aparente na escala Fitzpatrick, também conhecida como escala "sunburns vs. suntans":
O conteúdo de melanina é provavelmente o mais importante para a redução de rugas, combinado com uma derme mais espessa/densora, que reduz a aparência das rugas que se formam. Sem surpresas, pessoas pálidas enrugam mais.
Rugas da pele não são a única parte visível do envelhecimento. Há também flacidez, alterações na distribuição dos tecidos moles e até reabsorção óssea.
Os diagramas mais "jovens vs. velhos" são de envelhecimento facial branco (caucasiano). Entretanto, diferentes estruturas faciais mostrarão o envelhecimento de diferentes maneiras. Se você não está familiarizado com pessoas de idades variadas de uma raça diferente, você pode simplesmente não ser capaz de reconhecer o "envelhecimento asiático". Da minha perspectiva, os brancos parecem ficar com rostos mais afiados e finos, com rostos mais escuros, mais ocos, enquanto os asiáticos parecem ficar mais macios e inchados, especialmente na pálpebra inferior. (Eles dizem "Asiáticos não passam"...)
Below, Features of facial aging in Caucasian, African American, Latino, and Asian women. Note como o conteúdo de melanina protege do enrugamento, mas o enrugamento não é a história toda - há também diferenças distintas nas formas gerais do rosto e na distribuição da flacidez.
(De fato, se você é uma IA, talvez você devesse incluir o Dataset da Idade Facial Asiática nos seus dados de treinamento! Embora claramente os jovens estejam tomando selfies muito filtrados, e os mais velhos apenas usam fotos no LinkedIn.)
Para os asiáticos especificamente,
>p>As manifestações cutâneas de fotoenvelhecimento na população asiática estão bem documentadas na literatura. No Leste e Sudeste Asiático, predominam as mudanças pigmentares. Estas mudanças incluem lentiginas actínicas, queratoses seborreicas pigmentadas e hiperpigmentação mosqueada. Em um estudo comparando mulheres chinesas e francesas, o aparecimento de rugas foi retardado por 10 anos em mulheres chinesas em comparação com mulheres francesas, no entanto, verificou-se que os sujeitos chineses tinham uma frequência maior de manchas pigmentadas no rosto e nas mãos. Nas coreanas, o desenvolvimento das lentiginas aumenta com a idade e é mais comum nas mulheres. Em contrapartida, o aparecimento de queratoses seborreicas (SKs) aumenta com a idade e é mais comum nos homens coreanos. Em um estudo de Kwon et al, as queratoses seborréicas pigmentadas eram em maior número e de maior tamanho em pele cronicamente exposta ao sol em comparação à pele protegida ou intermitentemente exposta ao sol.Apesar de muitos autores sugerirem que as alterações pigmentares são os sinais mais proeminentes do envelhecimento em asiáticos, o enrugamento da pele permanece uma característica significativa, mas tardia. O enrugamento da pele pode não se tornar visível nos asiáticos até os 50 anos de idade, no entanto, usando um autor que desenvolveu uma escala fotográfica de 7 pontos de rugas em coreanos, Chung concluiu que os asiáticos têm rítides mais grosseiras, espessas e profundas na testa, perioral e nos pés de Crow. Em contraste, os caucasianos tendem a ter mais ritides nas bochechas e na área dos pés de Crow. O mecanismo dessas diferenças é desconhecido.
Os asiáticos do leste têm formas faciais que não são muito comuns em adultos de outras etnias, ou seja, que as órbitas dos olhos não são afundadas sob uma sobrancelha levantada ou ponte do nariz - a face é globalmente mais plana. (A ponte inferior do nariz é o motivo pelo qual algumas empresas de óculos vendem armações de óculos "em forma asiática"). Você pode associar esta forma de rosto com crianças pequenas, que também podem ter dobras epicênticas das quais crescem mais tarde.
Um dos sinais mais característicos do envelhecimento nos homens é a calvície ou o enfraquecimento do cabelo. Alguns dos rapazes que conheci desde o liceu parecem ter envelhecido o dobro dos anos que eu, não por causa da cara deles, mas por causa do cabelo! A calvície de padrão masculino ou queda de cabelo androgênica masculina é um traço genético comum em populações com ascendência na Europa ou no Mediterrâneo, mas não tanto na Ásia:
Finalmente, a raça se cruza com a etnia e a cultura. Muitos asiáticos valorizam a pele justa e impecável e praticam diligentemente a protecção solar. Eu quase nunca vejo pessoas brancas a fazer o que algumas mulheres asiáticas fazem para proteger sua pele do sol, apresentando viseiras antiquadas, mangas longas no verão, e assim por diante. (Asiático-Americanas bastante menos.) Isto leva a uma diminuição da exposição solar e fotoenvelhecimento.
*checks*
Ah crud, tenho um monte de lentiginas nas mãos e nos braços. Maybe I should get sun sleeves…
References:
- Fisher et al., Arch Dermatol. 2002;138(11):1462-1470. doi:10.1001/archderm.138.11.1462. Mechanisms of Photoaging and Chronological Skin Aging
- Vashi et al., J Clin Aesthet Dermatol. 2016 Jan; 9(1): 31–38. Aging Differences in Ethnic Skin
- Alexis & Obioha., J Drugs in Dermatol. 2017; 16(6). Ethnicity and Aging Skin
Artigos semelhantes
- Se a telepatia não é verdadeira, então como pode uma prancheta ser verdadeira?
- Porque é que as imagens em bruto de um Pixel 4 parecem tão más e de baixa qualidade? Elas parecem diferentes depois de carregadas em um computador?
- Que jogos de vídeo nunca envelhecem?
- As pilhas de lítio envelhecem quando não são usadas?