Quão diferente é o custo de fabricação de um ecrã OLED e de um ecrã LCD IPS para um smartphone?
Esta é uma pergunta complicada, mas a maior diferença está provavelmente em termos de reembolso dos custos de P&D e linha de produção. Além disso, há uma enorme quantidade de lucro num ecrã OLED para um smartphone, uma vez que há muito poucas pessoas que conseguem fazê-los: leia Samsung, LG e um punhado de empresas chinesas.
Os custos de material para qualquer uma delas não são realmente substanciais. OLED é mais porque, mais uma vez, há menos comoditização. A maioria parece licenciar os principais materiais OLED de uma empresa chamada UDC.
Uma linha de produção (fab) é um investimento enorme. Por exemplo, BOE anunciou que estava gastando 7,3 bilhões de dólares em uma única linha: BOE planeja construir uma terceira linha OLED flexível em Chongqing
Em contraste, muitos fabricantes de LCD usam fabs que custam muito pouco - muitas vezes à mão - da indústria de TV.
Enquanto que originalmente poderiam também ter custado uma quantia substancial - digamos $3bn - que foi largamente paga fazendo TVs LCD de grande formato. Eles são muito pequenos para fazer a próxima geração de TVs, por isso a linha é redirecionada para fazer telas menores. Uma fabulosa que poderia fazer quatro painéis de TV 40″ poderia fazer centenas de painéis de tamanho smartphone-size.
Que tudo isso faz o custo baixar substancialmente.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre custo de fabricação, custo de produção, custo dos produtos vendidos e o custo das vendas?
- O que é melhor: LTPS LCD ou IPS LCD?
- A tela LCD IPS é melhor que a tela OLED?
- Qual é a diferença entre HDR, P3, Rec. 709, e Rec. 2020? Como isso afeta os monitores que estamos usando, tais como OLED, IPS, LED e LCD?