O que é o símbolo suástica com pontos?
A suástica ou sauwastika- como personagem, 卐 (virada à direita ou no sentido horário) ou 卍 (virada à esquerda ou no sentido anti-horário) respectivamente - é uma figura geométrica e um antigo ícone religioso nas culturas da Eurásia. É usado como símbolo de divindade e espiritualidade nas religiões indianas, incluindo hinduísmo, budismo e jainismo. No mundo ocidental, foi um símbolo de auspício e boa sorte até os anos 30, quando a forma voltada para a direita 卐 se tornou uma característica do simbolismo nazista como um emblema da raça ariana. Como resultado da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, a maioria das pessoas na Europa e nas Américas o associa ao nazismo e ao antisemitismo. No entanto, as suásticas continuam a ser usadas como símbolo de bem-estar e boa sorte na Índia, China, Japão e países do sudeste asiático.
A palavra suástica vem do sânscrito: स्वस्तिक, romanizado:
svástika, significando 'conducente ao bem-estar' ou 'auspicioso'.
no Hinduísmo, o símbolo com os braços apontando no sentido horário (卐) é chamado suástica, simbolizando surya ('sun'), prosperidade e boa sorte, enquanto o símbolo no sentido anti-horário (卍) é chamado sauvastika, simbolizando aspectos noturnos ou tântricos de Kali. No jainismo, uma suástica é o símbolo de Suparshvanatha - o sétimo dos 24 Tirthankaras (professores espirituais e salvadores), enquanto no budismo simboliza as pegadas auspiciosas do Buda. Em várias grandes religiões indo-europeias, a suástica simboliza relâmpagos, representando o deus trovão e o rei dos deuses, como Indra no hinduísmo védico, Zeus na antiga religião grega, Júpiter na antiga religião romana, e Thor na antiga religião germânica. A suástica é um ícone amplamente encontrado tanto na história humana quanto no mundo moderno. Em várias formas, ela é conhecida (em várias línguas européias) como fylfot, gammadion, tetraskelion, ou cross cramponnée (termo em anglo-normandês); alemão: Hakenkreuz; francês: croix gammée; italiano: croce uncinata. Em chinês é chamado 萬字 (wànzì) que significa ' todas as coisas símbolo', pronuncia-se manji em japonês e manja em coreano. A suástica geralmente toma a forma de uma cruz, cujos braços são de comprimento igual e perpendiculares aos braços adjacentes, cada um curvado em ângulo reto. O símbolo é encontrado nos restos arqueológicos da Civilização do Vale do Indo e da Mesopotâmia, assim como nas primeiras obras de arte bizantina e cristã. A suástica no sentido horário 卐 foi adotada por várias organizações na Europa antes da Primeira Guerra Mundial, e mais tarde pelo Partido Nazista e pela Alemanha Nazista antes da Segunda Guerra Mundial. Foi usada pelo Partido Nazista para simbolizar o orgulho nacionalista alemão. Para os judeus e outras vítimas e inimigos da Alemanha nazista, tornou-se um símbolo de antisemitismo e terror. Em muitos países ocidentais, a suástica é vista como um símbolo de supremacia racial e intimidação, devido à sua associação com o nazismo.
A reverência ao símbolo da suástica nas culturas asiáticas, em contraste com o Ocidente's estigmatização do símbolo, levou a interpretações e mal-entendidos errados.