Porque é que a Nintendo não leva os jogos GameCube para a Switch Store ou para a Consola Virtual?
É provavelmente um problema tecnológico, embora eu suspeite que a Nintendo não tenha pressa em suportar tal recurso.
Quando a Nintendo descontinuou a WII U em favor da switch, isso significou um afastamento da plataforma PowerPC para a ARMv8a.
A arquitetura PowerPC tem estado no coração de todas as consolas domésticas da Nintendo desde a GameCube. O GCN foi equipado com um chip PowerPC 750 de 485mhz, codinome "Gekko". Quando a Wii foi lançada, estava equipada com outro chip PowerPC 750, com o nome de código "Broadway", com um relógio de 729mhz. Em muitos aspectos, a Wii era efectivamente apenas um GameCube com sopa. Algumas pessoas brincaram que a Wii é simplesmente duas GameCubes coladas, mas isso não está assim tão longe da verdade. Mesmo o hardware gráfico é baseado no GPU Gamecube.
Embora a Wii fosse relativamente sub-potente, seu parentesco próximo com a Gamecube permitia que ela jogasse jogos GCN nativamente sem nenhuma sobrecarga de desempenho.
O WII U mais recente não é muito mais do que um "WII com sopa". A Nintendo mudou algumas coisas, mas a CPU continuava baseada no mesmo núcleo POWERPC 750 (excepto que corria a 1.24ghz e eram 3). A GPU da WII U, embora diferente da WII U, também inclui o que é efectivamente o hardware gráfico da WII U, permitindo que os jogos da WII U corram nativamente na WII U. O facto de a WII U poder jogar jogos da WII nativamente também significa indirectamente que pode correr jogos GCN. Embora isto não seja oficialmente suportado, tem sido feito através de homebrew.
As semelhanças e a herança compartilhada entre estes 3 consoles tornou a compatibilidade com versões anteriores trivial, como qualquer jogo antigo poderia ser executado nativamente.
Mas o Switch não é baseado no PowerPC: ele usa um chip ARMv8a da Nvidia, que é bem diferente. Um efeito colateral desta escolha é a perda de compatibilidade nativa para jogos GCN, WII e WII U (assumindo que você poderia até mesmo ligar os controladores deles ao switch). Isto deixa apenas uma escolha para executar estes jogos antigos: emulação.
Emulação é o ato de simular uma peça de hardware para executar código estrangeiro. Obviamente, o Switch não tem hardware NES, então ele "falsifica" esse hardware usando software para que os jogos NES rodem. Isto é o que temos visto para a maioria dos títulos de consoles virtuais ao longo dos anos: todos os títulos NES, SNES, N64, Genesis/MD, Gameboy etc do console virtual são executados usando emulação.
Mas a emulação não é livre: o que você está efetivamente fazendo aqui é converter cada instrução de um console em instruções que podem ser entendidas pelo hardware nativo. Dependendo de como o emulador é escrito, em qualquer lugar desde a maioria das instruções até todas as instruções precisam ser convertidas na hora. Isto é lento, e tem uma sobrecarga substancial de desempenho. Para emular um sistema, você normalmente precisa de hardware pelo menos uma ordem de magnitude maior do que o sistema que você está tentando emular.
Já existem emuladores Gamecube e WII por aí. A má notícia é que eles ainda são relativamente exigentes em hardware de PC moderno. O switch, pelo contrário, roda no que é efetivamente interno do telefone celular. Enquanto o sistema foi construído especificamente para jogos, ele usa o que é provavelmente um chip de um tablet da Nvidia. Em suma, o Switch provavelmente não tem o desempenho necessário para executar jogos GCN ao nível que a Nintendo quer: afinal de contas, estão a cobrar dinheiro por estes jogos. Seria inaceitável que estes títulos corressem então a 10fps enquanto queimavam através de uma carga.
Artigos semelhantes
- Porque é que a Nintendo não ouve os fãs e faz um Controlador Gamecube oficial sem fios para o Nintendo Switch?
- Como guardar o teu progresso nos jogos para consola virtual Nintendo Switch
- Achas que a Nintendo vai lançar uma GameCube Classic em 2021 para o 20º aniversário da consola?
- Estás a jogar o teu Nintendo Switch mais como consola ou consola portátil?