Casa > P > Porque É Que Os Isqueiros/12V Nas Tomadas Eléctricas Dos Carros Mais Novos Não Têm Potência Constante Como Nos Carros Mais Antigos?

Porque é que os isqueiros/12V nas tomadas eléctricas dos carros mais novos não têm potência constante como nos carros mais antigos?

A razão REAL pela qual as tomadas não funcionam permanentemente é o facto de os carros modernos funcionarem todos com uma ECU e terem sistemas de canbus, sistemas de monitorização da carga da bateria e um conjunto de outras coisas que não se quer que a corrente circule no sentido errado.

sim, toda a ideia de 'voltar a ligar a corrente' MIGHT funcionou num Land Rover precoce (não é algo que alguma vez tenhamos tido necessidade de tentar no concessionário em que trabalhei, pois havia tantas outras formas mais fáceis de começar uma, que não vou entrar aqui por razões óbvias), mas não funciona na maioria dos outros carros, pois têm muito mais circuitos (mesmo carros mais antigos) e mais fusíveis, por isso menos pontos comuns para ligar todos os circuitos em conjunto. um Land Rover tinha, possivelmente 4 fusíveis em TOTAL, muito parecido com o igualmente básico Mini!

now, de volta aos carros modernos. com os sistemas de monitorização de carga, estes são instalados para aliviar a carga no alternador, ou praticamente cortar completamente a sua saída quando a procura de energia do alternador é baixa. isto ajuda a melhorar a eficiência do combustível e a reduzir as emissões (o que é um grande problema em TODOS os lugares, excepto nos EUA, ao que parece). agora adicione os sistemas de controlo electrónico à mistura. você REALMENTE não gostaria de tentar passar a energia de forma errada através do seu PC ou Smartphone, etc., e um carro moderno é, essencialmente, um PC sobre rodas excessivamente complicado! (e é por isso que eles são um pesadelo tão pesado de diagnosticar e tão caro de reparar também, pois um PC não foi concebido para funcionar em condições tão duras, e porque é que os Land Rover/Range Rovers 'Modernos' são tão pouco confiáveis, pois eles usam mais 'gadgets' computadorizados do que qualquer outro todo-o-terreno que eu possa imaginar)

agora vamos introduzir a rede CAN BUS. nas suas formas mais simples, para fins de explicação, esta é essencialmente uma extensão da 'rede de computadores' que são as ECUs e unidades de controle. desta vez controla o ENTIRE CAR. a segurança é (supostamente) melhorada e é a razão pela qual, se você mudar algo tão simples como a unidade principal do rádio de um carro modelo base para um modelo atualizado de um modelo de especificação superior (deve ser plug and play, certo?), ele só WONT work UNTIL você teve o 'cérebro' do carro reprogramado para dizer-lhe o que está agora instalado, para que o carro vai reconhecer o novo rádio. Agora, esta rede pode também controlar coisas como desligar acessórios (o meu Ford Mondeo do Reino Unido (equivalente a um Ford Fusion nos EUA) desliga as tomadas do isqueiro/12v aproximadamente 15-20 minutos após o carro ser desligado, saído e trancado, por exemplo) e enviar energia para outros módulos à volta do carro (para luzes, etc.). Agora isto significa que é mais barato para o fabricante, uma vez que eles recebem os controladores de 'rede' (pense em PCs individuais em uma rede, se você estiver preocupado com T.I.) por centavos (relativamente, especialmente comparado com o custo de substituí-los como um proprietário!) e eles podem usar fios de cobertura de isqueiro, uma vez que eles precisam carregar uma corrente mais baixa. Isto torna o carro mais barato para o construtor, mas uma dor no pescoço para quem quiser adicionar os seus próprios acessórios (mesmo uma tomada de iluminação com barra de reboque requer a adição de relés, ou uma fortuna gasta no "kit de cablagem dedicada", em vez de ser alimentada directamente pela cablagem da luz traseira!)

sobretudo isto, para além do acima referido, significa que a bateria não se descarrega tanto quando o alternador não funciona (motor desligado), o que, por sua vez, significa que o alternador trabalha menos, poupando combustível, reduzindo as emissões, etc.

e é por isso que não só as tomadas de 12v se desligam, mas praticamente todos os circuitos de um carro se desligam após um certo período. para reduzir os custos de fabrico e o consumo de combustível/redução de emissões.

apologies for the rather long winded reply. i hope it makes some degree of sense.

Credit: Peter Lattimer

De Cliffes Pavlas

Quais são as melhores revistas de tecnologia? :: Quanto vale a Marvel desde a aquisição da Disney em 2009?