Cuba: Como Fidel Castro é visto aos olhos dos cubanos?
Trabalhei para o Ministério das Relações Exteriores cubano como intérprete oficial durante muito tempo. Trabalhei com Fidel e Raul, assim como com outras pessoas importantes do governo.Quando eu estava na escola, aprendemos sobre a revolução em geral, os problemas antes e depois da revolução, os jovens que lutaram para derrotar o anterior governo pró-americano. Aprendemos também muitas outras coisas sobre a história cubana e a história internacional.
Fidel e seus amigos, que eram ricos e outros pobres, antes da revolução, deram tudo para que tivéssemos um país melhor, livre da prostituição, de drogues e do jogo. Embora a prostituição tenha começado no início dos 90's devido a problemas econômicos.
Fidel e outros fizeram muitas coisas boas, mas nada é perfeito; havia também outras coisas ruins.
Fidel tem um caráter muito forte, ele's muito sincero, às vezes demais, muito direto com suas idéias e um pensador profundo. Acredite quando digo que quando você tem uma idéia ele tem 5 e já está analisando a sua.
Cuba não é, de forma alguma, um país perfeito, Fidel ou qualquer um dos muitos homens e mulheres que administram o país não são perfeitos e como qualquer outro político, eles também cometeram muitos erros.
Ele ficou muito tempo no poder e um país precisa se renovar de vez em quando com novas e melhores idéias.
Young people born in the 90's grew up when Cuba não tinha nada e precisava de muita ajuda de todos os outros países, embora nunca a tivesse, exceto Venezuela e Canadá.
Mas ainda sendo pobre e tudo mais, Cuba tem as coisas mais importantes na vida de uma pessoa: Cuba é altamente segura, a educação é completamente livre e está entre as 3 melhores do mundo, os cuidados de saúde são completamente livres e acham que não são perfeitos, têm as suas coisas boas.
Mas todos querem um pouco de dinheiro para desfrutar da vida, liberdade para viajar e expressar-se livremente, etc.
Eu vivo no Canadá e embora seja de facto um grande país - para mim o Canadá é o maior país de sempre, embora também não seja perfeito ....- mas um grande problema aqui são os cuidados de saúde. Todos nós temos assistência médica mas é difícil entrar no sistema, não há muitos médicos ou enfermeiros, e a assistência médica privada é muito cara. Nos EUA é até pior porque nem todos têm seguro de saúde, na Europa também...
Não creio que Fidel seja visto como um herói pela geração jovem, mas ele salvou Cuba de ser vendida novamente (e isso aconteceu em 1998 quando o Ministro das Relações Exteriores quis vender Cuba por um bilhão de dólares, todos os cubanos sabem disso porque vimos o negócio na televisão quando um programa de televisão foi interrompido para transmitir um negócio ao vivo) Fidel manteve em cada casa uma refeição durante o período econômico especial de 90' entre outras muitas coisas ninguém se lembra porque eles querem e pensam apenas em dinheiro.
Deixe-me dizer-lhe algo que eu nunca gostei quando vivi em Cuba e que ainda não gosto: Os cubanos estão muito bem vestidos com sapatos de marca e caros, grandes correntes de ouro, roupas caras e bebem cerveja como loucos, etc...como pode uma pessoa ser pobre vivendo assim?
Não entendo que um pai usa uma grande e longa corrente de ouro e o seu filho não tem sapatos para ir à escola, e isso'é uma realidade em Cuba.
Espero que você possa entender