Como se pode tirar um cubano de Cuba?
Como é que se pode tirar um cubano de Cuba? Quer dizer para sempre ou só para visitar?Ainda, a pessoa precisa de um passaporte, isso é cerca de 120 dólares e leva cerca de um mês. E o desafio está principalmente no país receptor (veja abaixo algumas exceções).
Para visitar um país europeu (eu convidei pessoas):
A pessoa precisa solicitar um VISTO do país específico (não seja preguiçoso, use o Google para encontrar o site da embaixada). Os detalhes exatos dependem do país. Mas em geral os custos são:
>ul><VISA : em torno de 100 euros>li>Seguro de saúde : você pode encontrar algo por 90 eurosl>Passagem leve : cerca de 1000 euros (mais ou menos)Li>Muitos procedimentos administrativos dolorosos (podem custar dinheiro)p>Para sair de Cuba (eu meio que tenho experiência fazendo isso):>>ul>>li> Casar com a pessoa >li>Li> Encontrar um emprego para essa pessoa (qualquer campo é mais ou menos Ok)li>Li> Encontrar um emprego como estudante para essa pessoa (Mestre, PhD)li>Li>Ainda isso pode levar até seis meses depois de você concluir o negócio inicial (casamento, assinando um contrato de trabalho, sendo aceito como estudante)li>li>Tal como, em alguns casos, alguns países exigem um diploma mostrando que a pessoa conhece a língua (que pode ser cerca de 200 euros)li>li>Adicionar o custo para o VISA e assim por diante. Deve ser em torno de 400 euros no final. O processo completo (obter a nacionalidade de outro país) pode levar um tempo realmente longo - cinco anos ou mais. Quer dizer, a pessoa muda-se para o país e tem de lá estar durante cinco anos antes de se tornar nacional.Estes são exactamente os mesmos passos que se têm de seguir em muitos países. Em outras palavras, estou respondendo à pergunta: como uma pessoa pode deixar o país pobre X e se mudar para o país Y?
Agora, existem alguns casos especiais em Cuba. O governo tem uma política para combater os efeitos da fuga de cérebros. Neste momento, ela é aplicada aos médicos. Portanto, muitas vezes os médicos têm que esperar muito tempo antes de obter uma autorização do governo cubano para deixar o país. O resto do povo não precisa dessa permissão.
Para tornar a resposta mais completa, se a pessoa está trabalhando para o exército ou algo assim, isso pode se tornar ainda mais complicado. "Engraçado o suficiente", também pode ser complicado se a pessoa for um dissidente. Para ser claro, eles podem fazer isso, mas há algum grau de incerteza.