Como executar Python no navegador
Existem algumas implementações de Python escritas em Javascript para hospedagem dentro do ambiente de execução do navegador (renderizado no DOM - Document Object Model do navegador).
Provavelmente as mais avançadas entre as mais avançadas. É o Brython (que atualmente suporta Python 3). Outra implementação impressionante é o Skulpt que ainda está focado no Python 2.
Qualquer um destes permite que você escreva código Python com acesso ao seu navegador "DOM". Isto significa que você pode modificar o HTML de uma página no seu navegador com o seu código Python e inclui a habilidade de desenhar gráficos e renderizar animações.
Estes são, literalmente, formas de executar Python no seu navegador.
Alternativamente, é possível acessar uma instância de Python (rodando como um processo nativo, geralmente sob Linux ou alguma outra forma de Unix) através do seu navegador. Isto é acessar Python, interativamente, com o navegador fornecendo uma interface de usuário e comunicando-se com o interpretador Python através de conexões de rede.
A ferramenta mais popular para fazer isto é o Jupyter (anteriormente conhecido como iPython). Notavelmente Jupyter tem vindo a suportar inúmeros intérpretes através do seu navegador "Notebook" interface. Linguagens como R, Javascript, (e Typescript, CoffeeScript, ClojureScript e outras linguagens JavaScript transpiradas e hospedadas), e mais de trinta outras.
Uma ferramenta similar, largamente inspirada pelo IPython, é o Zeppelin. Isto suporta cerca de 20 linguagens e, alegadamente, tem alguns recursos mais avançados de interface com o usuário (e integração com o framework de interface Angular JavaSceipr).
Again, estas são interfaces em seu navegador para acessar intérpretes e outras ferramentas de desenvolvimento e mecanismos de processamento de dados (como o Apache Spark) que estão rodando fora do navegador, em um processo convencional de SO, local ou remotamente).