Por que os pixels nas televisões digitais modernas falham em um padrão quadrado?
Tradicionalmente os sub-pixels RGB em um LCD eram listras, 1/3 de largura x 1/1 de altura, para que o pixel total seja quadrado. Isto foi emprestado da tecnologia CRT.
alguns OLEDs da LG adicionam um sub-pixel branco extra, e depois 4 sub-pixels RGBW quadrados de 1/2 largura x 1/2 altura também fazem um pixel quadrado. Mas isso não é uma lei, eles também poderiam ser 1/4 x 1/1, ou 1/3 x 1/2, ou mesmo 1/2 x 1/1, porque os subpixels verde e branco contribuem aproximadamente igualmente para a resolução.
alguns outros OLEDs têm formatos de pixel totalmente diferentes, normalmente para compensar a menor eficiência ou maior desgaste de uma determinada cor (levando a um subpixel azul maior).
alguns displays têm um padrão particular que tem mais subpixels verdes do que o vermelho ou azul, porque os olhos podem ver uma resolução mais alta em verde (e branco). Este truque dá uma maior resolução percebida a partir de uma menor contagem de pixels. Se você estiver interessado, procure a matriz "pentile". Família de matrizes PenTile - Wikipedia .
A fonte de vídeo deve compensar a estrutura de pixels, fazendo "sub-pixel scaling", ou então você verá todo tipo de artefatos de amostragem estranhos. Isto não é trivial se o conteúdo foi originalmente criado para uma exibição padrão, como texto de computador. Os computadores podem adaptar-se a alguns mas não a todos os padrões, como o RGB versus BRG. Isto é o que a função "ClearType" faz por si. ClearType - Wikipedia .
Artigos semelhantes
- Porque é que as televisões modernas já não precisam de uma fixação horizontal?
- Eu sou novo na arte digital. O que é DPI? A que valor devo defini-lo? Posso mudá-lo depois (a tela é um quadrado e tem 4.000 pixels de largura)?
- Qual é o padrão padrão padrão no arranque do Moto G Turbo?
- Como em vídeos onde a distorção de pixels está acontecendo, os pixels distorcidos acompanham o movimento do objeto?