Porque é que as empresas de táxis não se tornam como o Uber?
As empresas de táxis usam uma economia falsa porque venderam ao público uma ilusão que não vai sustentar. Eles inventaram temporariamente uma situação em que a empresa E o motorista subsidia o preço barato do passeio.A empresa está fazendo o que pode para acabar com a concorrência subsidiando com dinheiro inicial (que terá que ser pago de volta ou eles perdem credibilidade junto aos investidores) e pelos motoristas que estão destruindo seus carros para conseguir as tarifas.
Uma empresa de táxi por comparação é regulada pela Comissão de Serviços Públicos que fixa as tarifas para que AMBOS a empresa E o motorista obtenham um retorno justo pelo custo do passeio que o público paga.
Um motorista de táxi paga uma taxa à empresa (o "portão") toda vez que eles vão trabalhar. Pode ser em torno de 100 dólares por dia em uma cidade como São Francisco. Esse dinheiro compra ao motorista o uso do carro (com um esquema único de cores e logotipo e placa iluminada), bem como toda a manutenção coberta pela empresa. O motorista está livre de preocupações com seguro de responsabilidade civil, trocas de óleo, falhas de transmissão, pneus, trabalhos de freios, etc. O dinheiro também paga as despesas operacionais à empresa de táxi proprietária do carro. O motorista de táxi paga a gasolina de sua renda.
É isso que você está pagando em uma corrida de táxi. A qualidade dos carros depende da capacidade das empresas para manter o equipamento adequadamente. Algumas empresas de táxi são melhores que outras.
Com carros de taxi compartilhados você está à mercê do motorista que não é um profissional licenciado, e que provavelmente não vai dirigir em tempo integral e logo perceberá que o custo de fazer negócios neste modelo é tão alto para o motorista a ponto de estar com o break even ou talvez com um prejuízo eventualmente.
Então o modelo de carona compartilhada é atraente para clientes que gostam de caronas baratas e que não percebem que não vai durar, que qualquer "carro sem motorista" no futuro estará cobrando pelo uso do equipamento pelo qual estão esperando que o motorista pague.
Até agora, o negócio de carona compartilhada está flutuando em uma série de ilusões, infladas pela húbris endêmica para a comunidade tecnológica. Ele não vai durar nesta forma atual.
Artigos semelhantes
- Porque é que as empresas de táxis não criam um aplicativo como o Uber? Eu sei que algumas já o fizeram no Canadá, mas não todas.
- Porque é que o Uber (ou outras aplicações de taxi-hailing) não está no Ruanda? Os táxis são muito difíceis de encontrar em Kigali.
- O que preferes e porquê: Uber ou táxis?
- Uber para X: Que startups estão a trabalhar no "Uber for X"?