Casa > O > O Que É A Rede Social Substituta Na China Contra O Facebook?

O que é a rede social substituta na China contra o Facebook?

No momento é Wechat Moments, mas há vários anos atrás era Renren, agora largamente abandonada por muitos internautas.

No final dos anos 2000 e início dos anos 2010, a Rede Renren[1] era muito popular. Aqui está uma captura de tela da minha conta (eu a desativei há quatro anos atrás, mas a recuperei hoje para obter uma captura de tela):

main-qimg-4562288dc41ab62658d8efc7d2989d59.webp

Parece-se muito com o Facebook, não é?

Segundo a Wikipedia, o site foi fundado em 2005. Em 2006, quando eu estava no ensino médio, meus amigos começaram a usar o site. Quando eu comecei meu primeiro ano de universidade, em 2009, quase todos que eu conhecia que tinham por volta da minha idade tinham uma conta (então eu finalmente criei uma também. Sim, eu sou o proverbial adaptador tardio). Usá-lo foi...bem, foi muito parecido com usar o Facebook. Eu me reconectei com colegas de turma há muito perdidos do 1º ao 12º ano; atualizei meu status e esperei que as pessoas respondessem; verifiquei meu feed de notícias religiosamente, compartilhando vídeos de animais bonitinhos e artigos baratos de filosofia de vida/auto-ajuda; fiz upload de fotos, etiquetei pessoas e fiquei obcecado com o número de visualizações que cada foto teria... Embora haja uma pequena diferença que eu observei entre o Facebook e Renren: no Facebook há mais conteúdo original, enquanto em Renren, as pessoas preferem reblogar/ compartilhar links ou status em vez de escrever o seu próprio status ou fazer o upload das suas próprias fotos (não que elas nunca façam o último; elas apenas o fazem um pouco menos do que os usuários do Facebook).

Não estou em Renren desde 2013. Desactivei a minha conta por volta da mesma altura em que terminei a minha licenciatura. Nenhum dos meus colegas de hoje (que são todos da minha idade) ainda usa Renren. Nem a maioria dos meus amigos. Não foi mais divertido. Renren começou como um site de rede social para estudantes e, embora tenha tentado se re-marcar ao longo dos anos, nunca foi realmente bem-sucedido. Estudantes do ensino médio e da universidade formaram a grande maioria de sua base de usuários. Quando deixei Renren, eu tinha mais de quinhentos amigos, mas eu só conhecia não mais do que cento e cinqüenta deles pessoalmente. Em Renren, é tudo uma questão de amigos do maior número possível de pessoas da sua própria escola para se sintonizar com a onda aérea do campus, para que você possa saber qual é a mais nova lembrança ou piada interna, ou quem é o novo garoto famoso do campus. No entanto, quando você se forma a rede à qual você se conectou de repente se torna inútil.

Enter Wechat.

Wechat[2] (lançado em 2011), na sua maioria, é um aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones. Ele apresenta um serviço chamado Wechat Moments que se parece com isto:

main-qimg-6a83d3f18a52290c45ef400cc95374ec.webp

Apenas como em qualquer outro site de rede social, você pode postar status, fazer upload de fotos, compartilhar links com seus amigos e gostar/responder ao conteúdo de um amigo. Hoje, é O serviço de rede social na China, e eu acho que se qualifica como o Facebook da China de muitas maneiras.

Primeiro de tudo, Wechat tem uma base de usuários muito maior. Meus colegas, amigos, supervisor no trabalho, clientes, mãe e até mesmo avó TODOS usam Wechat, então não é mais uma coisa de estudante ou de jovens. Em segundo lugar, Wechat tem muito mais conteúdo original (IMO principalmente porque em seus primeiros dias, os usuários de Wechat basicamente têm que carregar uma foto de seus próprios telefones se quiserem fazer um post. Tecnicamente, você poderia criar posts apenas de texto, mas o portal não é imediatamente óbvio. Isto ajudou muitos utilizadores a habituarem-se mais à ideia de partilhar momentos da vida com os amigos). O Wechat Moments é também amplamente utilizado por empresas e indivíduos (especialmente proprietários de lojas online) para promover produtos para um público mais vasto, porque o Wechat, ao contrário da Renren, com o seu design simples e despojado, sempre se sentiu como uma coisa para todos e para qualquer pessoa. Portanto, para responder à sua pergunta, na China o mais próximo que temos do Facebook são os Momentos Wechat. Ele se comporta como um serviço de rede social sustentável e sofisticado, e como Wechat o aplicativo continua a introduzir características úteis e relevantes que são apreciadas em todo o país (Ele suporta pagamentos móveis. Além disso, você pode seguir qualquer coisa da polícia local, dos editores de jornais e até mesmo as contas oficiais dos bancos para receber informações confiáveis), não vejo o número de usuários Wechat (e, portanto, usuários do Wechat Moments) caindo no curto prazo.

Footnotes

[1] Renren - Wikipedia[2] WeChat - Wikipedia

De Leffen Jen

500 dólares são suficientes para viver em Bogotá? :: Com que frequência os condutores de Uber servem os seus carros?