O 5G tem efeitos negativos sobre os seres humanos e os animais?
Já falei sobre isto antes. Não. Não penetra. De acordo com estudos científicos, frequências de rádio mais altas são bloqueadas pela pele, protegendo os órgãos internos, incluindo o cérebro, da exposição. A pele humana bloqueia as frequências ainda mais altas da luz solar. (As energias de frequências extremamente altas, como os raios X, comportam-se de forma diferente e representam um risco para a saúde). Só pode causar aquecimento a níveis muito extremos. Isto é devido ao tipo de radiação que é. A radiação não ionizante tem frequências mais baixas e comprimentos de onda maiores. Não produz energia suficiente para romper as ligações químicas do ADN. Exemplos incluem rádio freqüência, ou RF, radiação como rádio FM, sinais de TV e telefones celulares que usam o serviço tradicional 3G e 4G.O espectro eletromagnético é dividido em duas categorias: ionizante e não-ionizante. Os comprimentos de onda milimétricos de alta freqüência que se espera que sejam usados para cerca de implantações de 5G estão na categoria não-ionizante. CNET
A radiação de microondas e comprimentos de onda milimétricos, que é um dos blocos chave do espectro que o serviço 5G irá usar, também é considerado não-ionizante (como a luz visível) e não produz't o tipo de energia que danifica diretamente as células. Dispositivos comuns, como roteadores Wi-Fi, abridores de portas de garagem, scanners de segurança de aeroportos e walkie-talkies, utilizam microondas de baixa frequência.
BUT, e aqui é onde se complica...alguns especialistas suspeitam que a radiação destes dispositivos pode danificar as células através de outro mecanismo biológico, como o stress oxidativo nas células, que leva à inflamação e que se descobriu causar cancro, diabetes e doenças cardiovasculares, neurológicas e pulmonares. Dos milhares de estudos que foram realizados nas últimas duas décadas, os resultados são mistos. A maioria dos estudos publicados até agora sobre o uso do serviço tradicional de telefonia celular na faixa de RF haven't encontrou uma ligação com o desenvolvimento de tumores, de acordo com a American Cancer Society.
Nem a Agência de Proteção Ambiental nem o Programa Nacional de Toxicologia classificaram formalmente a radiação RF como causa de câncer. Mas em 2011 a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a radiação RF como "possivelmente carcinogênica para humanos", após estudos sugerirem vínculos com um tipo específico de tumor cerebral. Mas a agência também reconheceu que as evidências são limitadas.
Apenas para referência, café e vegetais em conserva estão na mesma categoria "possivelmente carcinogênica" que RF.
"Há algumas evidências de estudos epidemiológicos e outras pesquisas sobre os efeitos biológicos que a radiação eletromagnética pode causar câncer", disse Jonathan Samet, médico e epidemiologista pulmonar e reitor da Escola de Saúde Pública do Colorado, que presidiu o comitê do IARC&apos em 2011. "Mas o conjunto das evidências não é forte"
No ano passado, o Programa Nacional de Toxicologia também publicou os resultados finais de seu estudo de uma década sobre ratos, que encontrou uma ligação entre a exposição a altos níveis de radiação de celulares 2G e 3G e tumores cancerígenos do coração em ratos do sexo masculino. O estudo também descobriu que os ratos expostos sobreviveram a outros ratos que não tinham sido expostos a qualquer radiação.
5G é uma tecnologia emergente que ainda não foi realmente definida. O resultado final é que ainda podemos't dizer de forma conclusiva se 5G representa um risco à saúde. A minha opinião pessoal é que muitas coisas no mundo são potencialmente cancerígenas. Os nossos raios solares, por exemplo, são provavelmente mais nocivos do que estas frequências, e tomamos precauções para nos protegermos a nós próprios. Da mesma forma, um forno microondas é mais ou menos a mesma frequência que os sinais Wi Fi. E você pode cozinhar com ele. Mas os fornos de microondas também são extremamente bem blindados. Não me vou preocupar com 5G.
Fontes:
É 5G perigoso para a sua saúde?
O perigo para a saúde 5G que não é
Artigos semelhantes
- Existem bons documentários sobre seres humanos pré-históricos?
- Desligar a bateria tem efeitos secundários negativos?
- Quais são os efeitos negativos para a saúde do uso de relógios inteligentes como Fitbit e Apple Watch, que emitem muita radiação?
- Quais são os efeitos positivos e negativos da tecnologia?