É verdade que as lâmpadas inteligentes podem abrir as nossas informações pessoais para os hackers?
TLDR: claro, as lâmpadas inteligentes são potencialmente uma vulnerabilidade.
Uma pessoa mais inteligente do que eu notou que o 'S' em IoT significa 'Segurança'.
Lâmpadas inteligentes normalmente têm de ser adicionadas à rede WiFi; por isso é necessário fornecer credenciais WiFi [que são armazenadas pela lâmpada, na EEPROM].
Se uma lâmpada falhar e for descartada, um "chapéu preto" pode ser capaz de ler as credenciais da EEPROM, e depois aderir a esse WiFi a partir, por exemplo, de um computador portátil.
Imediatamente a lâmpada está em WiFi, é potencialmente um risco de segurança na medida em que o SO da lâmpada pode potencialmente ser pirateado; repare na frequência das actualizações de segurança do Linux, Mac e Windows, e que normalmente não há forma de actualizar o SO da lâmpada.
Plus, não há visibilidade se o SO da lâmpada é de todo seguro.
Se eu conseguir obter acesso ao seu serviço de nuvem, posso no mínimo ser muito chato (por exemplo, piscar suas lâmpadas com freqüência, potencialmente causando falhas perigosas - pense 'fogo') - e possivelmente obter credenciais e informações de cartão de crédito do seu serviço de nuvem.
Me, prefiro interruptores de luz - embora algumas lâmpadas aqui estejam em controles remotos sem fio (não WiFi) [e, portanto, não são uma vulnerabilidade de segurança].
Artigos semelhantes
- É verdade que o Google está a roubar os nossos dados e informações pessoais?
- O que são alguns hackers de computador que os hackers sabem mas a maioria das pessoas não sabe?
- Porque é que o Minecraft tem tantos hackers, enquanto outros jogos como o League of Legends e o Counter-Strike são basicamente livres de hackers?
- O gestor de arquivos da Xiaomi é seguro e confiável para armazenar informações pessoais?