Casa > P > Praticamente Todos Os Cabos Ethernet Fornecidos Com Roteadores São Cat5E. A Compra De Um Cabo Cat6 Faz Realmente Assim Tanta Diferença?

Praticamente todos os cabos Ethernet fornecidos com roteadores são CAT5e. A compra de um cabo CAT6 faz realmente assim tanta diferença?

Os cabos de rede são projetados para transportar dados e a velocidade dos dados está correlacionada com a freqüência do sinal que é transmitido; quanto mais altos os dados, maior a freqüência. Quando a freqüência se torna muito alta então os sinais estão sujeitos a interferência e atenuação incremental, portanto os cabos precisam ser projetados para lidar com a perda de sinal.

Atenuação e crosstalk são as duas especificações que preocupam o projetista de tais cabos.

Rather do que explicar em detalhes a causa e a física da atenuação e crosstalk, deixe-me apenas dizer que uma torção mais apertada do par de fios irá reduzir crosstalk e a separação precisa entre esses pares irá minimizar a atenuação. Estas duas questões tornam-se mais evidentes quando são utilizados cabos longos e depois há um ponto em que o cabo é demasiado longo para transportar sinais de forma fiável. Como a perda de sinal é uma variável e depende do comprimento do cabo, os fabricantes têm que fixar os parâmetros para publicar as especificações. O comprimento que a indústria utiliza para publicar especificações é de 100 metros e o desempenho muda com o comprimento do cabo. Portanto, um cabo mais curto terá melhor desempenho que um mais longo.

Os cabos CAT6 têm uma torção mais apertada do que o CAT5 e também têm uma estria plástica na forma de um X, onde cada canto é ocupado por um par torcido. Portanto, os 4 pares torcidos manterão uma separação e dimensão constantes ao longo do cabo. Mas esta estria torna o cabo um pouco menos flexível.

Se um cabo é muito curto, menos de 3 metros, estes problemas não são preocupantes e o desempenho do cabo não depende das relações dimensionais apertadas entre pares nem de mais torções nos fios. Portanto, um cabo curto terá o mesmo desempenho, independentemente de ser um CAT5 ou CAT6. Então porque usar um cabo mais rígido e grosso em espaços pequenos quando um cabo menos caro se comportará com o mesmo desempenho.

Uma outra razão pela qual os cabos não são preocupantes quando um modem é conectado a um roteador sem fio é porque a velocidade do roteador sem fio e a largura de banda da WAN é uma fração da capacidade de qualquer fio usado. Nenhuma melhoria será notada ou medida, independentemente do tipo de cabos UTP utilizados.

De Durkee

Podemos usar cabos ethernet como os cabos cat5, cat6 ou cat7 para a transmissão de áudio? Como se compara com os cabos de áudio clássicos? :: O cabo Ethernet Cat 7 vale o custo extra?