Como pode um falante não chinês usar Baidu?
Don't use-o. Use a pesquisa Bing. Aqui está o porquê.
A cerca de três ou quatro anos atrás, numa tentativa de deixar os meus alunos ficarem longe do Baidu (equivalente China's do Google), eu abri o seu site e escrevi em "perspectiva de três pontos". Ao clicar no botão "pesquisar", uma tonelada de fotos elétricas com jovens senhoras de biquíni piscaram antes das minhas alunas de queixo caído. "Nunca use o Baidu para procurar assuntos relacionados ao inglês, ou você acabaria tendo alguns resultados parciais, não autênticos ou mesmo ridículos". Eu disse a eles entre os seus acenos e risos.
Dia atrás, eu queria verificar como o Baidu progrediu ao longo de três a quatro anos, então eu o coloquei no mesmo teste antes dos meus alunos (de uma classe diferente). Eu disse a eles o que tinha feito com as palavras-chave "perspectiva de três pontos" antes e em meio à expectativa quente deles, eu fiz isso novamente. Boom, fotos das mesmas senhoras com pouco vestimenta inundaram toda a tela do computador, provocando "oh "s e "ah "s dos meus colegas.
P>Procedi para dizer-lhes para usarem "Bing search", que, embora "modificada", consegue reter grandes quantidades de autênticos recursos de inglês. Em contraste, os trechos aparentemente vastos da natureza selvagem do "inglês" no Baidu, quando vistos por um falante nativo de inglês, estão repletos de versões em inglês de resumos de artigos chineses e sites em inglês para empresas chinesas. Que são, na sua maioria, mal traduzidos na melhor das hipóteses e, na pior das hipóteses, risíveis. Apesar de estar recheado de conteúdos autênticos em inglês, é necessário um olhar perspicaz para vê-los entre montanhas de materiais chineses, o que, para muitos aprendizes de inglês na China, é quase impossível.
I don'não sei quanto dinheiro o Baidu tem investido ao longo dos anos para melhorar sua experiência de usuário - é notório para aparecer em anúncios no topo dos resultados de pesquisa - mas sei que o Baidu ainda é teimoso e desavergonhadamente fiel à sua política de lucro - todos os meios. De facto, dado o seu actual estatuto de monopólio, porque se preocupar?
Alas, o Baidu nunca deixa de me desapontar.