Quão factualmente preciso é o programa de TV dos Tudors, e Henrique VIII é retratado de forma justa?
Em termos de precisão factual, não muito. Sua aparência estava toda errada - Henry era famoso por (e excessivamente orgulhoso de) sua boa aparência, e o ator que o retratava certamente se encaixava nisso, pelo menos, mas além disso ele não tinha nenhuma semelhança com Henry. Ele era ruivo, assim como sua primeira esposa, Catherine de Aragão, e seus três filhos, incluindo Mary, mas tanto Catherine quanto Mary são retratadas como cabelos escuros - Mary pintou seu cabelo de preto mais tarde na vida. E ele também engordou enormemente após o seu acidente, que foi a razão da nova moda de roupas volumosas e opulentas, como os cortesãos imitavam a sua obesidade.>p>Compare:para Jonathan Rhys Meyers (retratando Henry mais ou menos na mesma altura em que este retrato foi feito):
A série também se enganou em muitos factos. Demasiados para listar aqui, mas aqui está um link para uma lista bastante abrangente de você está interessado:
Inacúrias históricas dos Tudors - A Wiki dos Tudors
Dito isto, acho que a personalidade do Henry é bastante plausível como retratada. Eu gosto de dizer que Henrique VIII foi a primeira estrela do rock. Ele era uma pessoa invulgarmente talentosa e educada, mas também invulgarmente mercurial e atormentado pela sombra da ambição sem limites de seu pai, que Henrique passou uma vida inteira tentando estar à altura. Ele claramente nunca se sentiu adequado, mas compensou-o projetando uma imagem do direito e do poder dados por Deus, criando involuntariamente um culto particularmente extremo à personalidade. Seus cortesãos aprenderam a brincar com isso e manipulá-lo, e a bajulação foi de tirar o fôlego.
Para Henry, porém, a bajulação era como uma droga poderosa à qual ele rapidamente se tornou viciado. Ele precisava de ouvir constantemente o quão fantástico ele era para compensar a sua horrível auto-estima. Pode parecer loucura para nós agora, mas Henry provavelmente sofria de sentimentos severos de inadequação devido ao seu mau relacionamento com seu pai, Henry VII, e a perda precoce de sua mãe devota, Elizabeth de York. Henrique teve muitos conflitos com seu pai; no início ele mal estava no radar de Henrique VII, pois Arthur, o irmão mais velho de Henrique VIII e o herdeiro do trono de Henrique VII, recebeu toda a atenção. Foi apenas quando Artur morreu inesperadamente que Henrique Tudor prestou muita atenção ao seu segundo filho livreiro, que provavelmente teria entrado na Igreja se não fosse a morte de Artur. Henrique VII estava determinado a refazer Henrique à imagem de Artur, inclusive forçando-o a casar com a viúva de Artur, Catarina de Aragão, por razões políticas e financeiras.
Young Henry protestou publicamente contra o casamento exactamente pelos mesmos motivos que mais tarde usou para tentar anular o casamento - que eram inteiramente justificados legalmente, a propósito, o que a série não conseguiu transmitir -, mas foi colocado sob intensa pressão pelo seu pai para o fazer de qualquer maneira. Isso teve de deixar profundas cicatrizes na personalidade de Henry, o que levou diretamente à sua posterior necessidade desesperada de afeto e elogios.
Henry também era profundamente devoto e notavelmente bem lido, mas a sua piedade combinada com as fraquezas da sua personalidade levou-o a fazer coisas monstruosas em nome da Igreja. Era uma combinação muito tóxica e trágica que foi ficando progressivamente pior à medida que ele envelhecia.
Então, nesse sentido, acho que o retrato da personalidade de Henrique VIII em Os Tudores era evidente. Eles poderiam ter incluído mais sobre sua relação com seus pais para explicar melhor, mas eu posso facilmente imaginar o verdadeiro Henry se comportando muito como a versão que vemos na série. Foi por essa razão que perdoei as inúmeras falhas históricas, mas apenas por pouco.
Artigos semelhantes
- De que morreu Henrique VIII?
- O que as pessoas da Rússia pensam da forma como o seu país é retratado nos filmes e programas de televisão ocidentais?
- Existem bons espectáculos semelhantes a The Borgias, Outlander, The White Queen, Camelot, The Tudors e Versailles?
- Qual é a sua crítica sobre The Tudors (série de TV)?