Quais são alguns benefícios de manter um animal de estimação?
Os humanos são criaturas incrivelmente complexas do ponto de vista psicológico e emocional. Muitas vezes temos necessidades e sentimentos que nos parecem bastante profundos e que não reconhecemos imediatamente de uma forma que podemos facilmente descrever por palavras. Além disso, muitos humanos têm muita dificuldade em expressar necessidades e sentimentos, mesmo quando eles não são particularmente profundos. Nossa educação social e cultural e nosso ambiente podem dificultar ou complicar ainda mais nossa capacidade de comunicar essas necessidades e sentimentos.Por exemplo, um homem em uma cultura/sociedade particularmente patrística ou que eleva a masculinidade enquanto denigre o comportamento da fome em homens pode achar difícil reconhecer e/ou expressar suas necessidades ou sentimentos para nutrir e demonstrar amor a um bebê ou criança pequena. Uma mulher que é incapaz ou não quer (por qualquer razão boa e honrosa) ter um filho numa cultura/sociedade que espera que as mulheres tenham filhos pode ainda sentir que quer ou precisa nutrir e mostrar amor a uma prole, mesmo que não queira ter filhos.
Enter animais de estimação. Muitas, se não a maioria, espécies animais que as pessoas mantêm como animais de estimação são o que consideramos "bonitinhos e fofos". Muitos animais de estimação são obtidos enquanto o animal é ainda bastante jovem e bastante dependente dos cuidados dos seus tratadores. Filhotes e gatinhos tendem facilmente a trazer à tona as emoções filiais abjetas e abjetas da maioria dos humanos. Mesmo o macho mais macho de uma cultura/sociedade patrística parece derreter-se numa máquina de balbuciar e de acarinhar quando lhe é entregue um cachorro quente e felpudo.
Tantos animais de estimação permitem aos humanos agir com animais de estimação e animais de companhia de formas que simplesmente não nos podemos comportar com outros humanos. Alimentar e amar um animal de estimação ou de companhia permite-nos explorar aquelas necessidades e sentimentos que não conseguimos articular ou expressar facilmente com outros humanos e permite-nos fazê-lo sem termos de nos explicar aos outros. Esta última parte pode ser um dos componentes mais importantes na posse de um animal de estimação ou na convivência com animais de companhia. Nós simplesmente não precisamos explicar nossos sentimentos ao animal e raramente somos obrigados a explicar nossos sentimentos ou ações para outras pessoas.
Por causa de tal nível profundo de satisfação psicológica e emocional que a maioria das pessoas experimenta com animais de estimação e animais de companhia (especialmente animais de sangue quente), eles também tendem a ser embaixadores de animais de estimação e desejam ajudar outros a ter uma experiência semelhante. Os pais com animais de estimação frequentemente fornecem animais de estimação para seus filhos para que eles possam ensinar aos filhos a natureza do cuidado, empatia, responsabilidade e como interagir com os outros de forma apropriada.
A maior parte do que descrevi acima foi derivada das experiências de animais de estimação e de companhia com mamíferos e aves. A manutenção de peixes, herpteis (répteis e anfíbios) e invertebrados geralmente tem impactos psicológicos e emocionais positivos, mesmo que sejam certamente menos "fofinhos" (com exceção dos constritores [sorriso]). Como peixe, sei que desenvolvi laços com os meus peixes maiores e mais inteligentes (como os Óscares) e dei por mim a pensar neles de forma muito diferente do que pensei com os meus pequenos peixes de cardume. Há algo bastante relacionado com a prática do bonsai quando se mantém e cultiva corais em um aquário de recife. Cuidar até mesmo de invertebrados proporciona uma saída para nutrir e cuidar de algo fora de si mesmo. Interações freqüentes com animais de estimação também permitem que um humano vislumbre um aspecto da natureza e da vida na Terra que, de outra forma, é bastante escondido para a grande maioria da humanidade. Por melhor que sejam os seus programas, ter animais de estimação tem um impacto muito mais duradouro do que ver um episódio de um especial de televisão de David Attenborough.