Como um telefone Android pode ser utilizado com um cartão SIM diferente do fornecido pela operadora?
Simples. Para usar o seu telefone inteligente (Android ou iPhone) com outra operadora você pode tentar os dois passos seguintes:
- Retirar o cartão SIM fornecido pela sua operadora; e,
- Substitui-lo por um cartão SIM de outra operadora.
Desde que o seu telefone não esteja 'bloqueado' para a sua operadora isso deve ser suficiente.
Bônus: se o novo cartão SIM for da mesma operadora ele deve 'funcionar', mesmo que o seu telefone esteja bloqueado para a rede dessa operadora. No Canadá as marcas relacionadas muitas vezes funcionam de forma intercambiável entre si. Por exemplo, Koodo é uma sub-marca da Telus e os telefones que são da mesma operadora funcionarão de forma intercambiável com a operadora relacionada.
Dito isto, se o seu telefone se recusar a aceitar o cartão SIM para outra operadora ele provavelmente estará bloqueado para a sua operadora e você precisará contatar alguém para desbloquear o telefone.
As duas formas mais confiáveis de desbloquear o seu telefone são contatar a sua operadora ou o fabricante do seu telefone. Às vezes também é possível desbloqueá-lo na internet usando um código de desbloqueio vendido por terceiros (trabalhando através do eBay, por exemplo) mas YMMV.
Se o seu telefone é um iPhone tudo o que normalmente precisa acontecer é que a sua operadora desbloqueie o telefone na ponta deles e que você insira um cartão SIM de outra operadora. Para telefones Android você vai precisar de um código de desbloqueio, além dos passos necessários para o iPhone. As instruções exatas para inserir o código dependerão do seu telefone em particular.
O processo exato varia de país para país, de operadora para operadora e de marca de telefone para marca de telefone.
No Canadá (meu quadro de referência), por exemplo, todos os telefones bloqueados por operadora devem ser desbloqueados a pedido da operadora gratuitamente desde que o telefone esteja em uso há mais de 90 dias e nenhum dinheiro seja devido à operadora na conta desse telefone. Isto entrou em vigor no final de 2017. Antes dessa mudança em 2017 as operadoras eram livres para cobrar taxas exorbitantes para desbloquear os telefones e o fizeram. Era comum as operadoras cobrarem de $50 CAD a $100 CAD para desbloquear um telefone bloqueado pela operadora.
No Canadá, eu recentemente desbloqueei telefones bloqueados pela operadora entrando em contato com ela e também uma vez que o fabricante (Samsung). Em 2018 e 2019 eu não precisei pagar nada para ter o telefone desbloqueado.
Artigos semelhantes
- O que devo fazer para ter mais bateria num telefone dual-SIM: usar um cartão SIM secundário ou manter o slot do cartão SIM secundário vazio?
- Posso usar um cartão SIM ativo para abrir um telefone Verizon e depois remover o cartão SIM e colocá-lo de volta no telefone original?
- Por que dois cartões SIM da mesma operadora no meu telefone SIM dual mostram níveis diferentes de cobertura de rede?
- A minha operadora telefónica vai saber e notificar-me se eu trocar o meu cartão SIM por outro telefone?