Com que frequência é que os amigos saem?
"Com que frequência os amigos saem?"
Essa é uma pergunta muito pessoal, e a resposta pode dizer muito sobre o que uma pessoa valoriza, e como está a sua vida. Não há uma única resposta certa ou errada para esta, mas eu tenho uma experiência recente que se relaciona com a pergunta.
O meu amigo universitário veio visitar-me recentemente. Duas vezes, na verdade. Já não nos víamos há uma década, mas éramos muito próximos na faculdade. Ela está passando por momentos difíceis, incluindo o fim de seu casamento e descobrir o que ela quer fazer com a próxima etapa de sua vida. Grandes coisas. E relevante para a questão, nós estávamos fora de contato há muito tempo, mas, ainda somos amigos e ela veio à minha casa para a minha festa de aniversário, ficou conosco por alguns dias. Ela jogou um jogo com o meu grupo de quinta à noite e nós fizemos cocktails chiques, porque é isso que o meu grupo de quinta à noite faz. Depois, na sexta à noite, tivemos uma noite de jogos, cerca de uma dúzia de pessoas apareceram para isso. Depois, sábado foi a minha festa de aniversário. Apareciam pessoas, havia comida e bebida e por aí fora. Ela e eu estávamos no quintal, a buscar brasas para o grelhador, porque eu gosto de grelhar em festas como esta. Houve uma pausa na conversa, o que foi bom, foi um silêncio confortável, como eles falam na Pulp Fiction, mas eu olhei para cima e os olhos dela estavam um pouco vermelhos, e ela parecia chateada, então eu perguntei se ela estava bem, ou talvez apenas fumaça nos olhos da churrasqueira. Não, ela estava um pouco estrangulada. Ela tinha acabado de perceber que no último ano em casa, ela e seu marido tinham um convidado. Um. O primo dele. Eles tinham ido a casa de um amigo uma vez, num ano. O contraste entre isso, e como eu tinha amigos o tempo todo, tinha acabado de bater nela. O Mike e o Todd tinham vindo mais de três dias seguidos, e nós brincamos com isso, porque é isso que nós fazemos. O Brian estava numa viagem com a mulher ou também teria lá estado os três dias. Ela tinha passado mais tempo com Todd e Brian do que com qualquer um de seus "amigos" no último ano.
Falamos, brevemente, sobre como esse é o tipo de coisa que ela precisa estar pensando enquanto passa por essas mudanças em sua vida. O que é importante para ela? O que é que ela vai fazer da sua vida uma prioridade? Eu tenho amigos tantas vezes quanto eu, porque isso é importante para mim. Tomei a decisão de passar tempo com os meus amigos, o tempo todo. Eu valorizo isso. Eu tenho amigos que só vejo ocasionalmente, e amigos com os quais me reconectei recentemente, mas os amigos com quem estou perto, vejo todas as semanas, às vezes duas vezes por semana. Envio-lhes mensagens de texto, mensagens nas redes sociais, comunicamos. Isso é o que me importa.