O que é Soc? É diferente do processador?
SoC vs CPU
Depois de mais de 50 anos no topo da pilha, a CPU finalmente tem alguma competição de um upstart chamado SoC. Durante décadas, você poderia entrar numa loja e escolher com confiança um novo computador baseado em sua CPU - e agora, para onde quer que você olhe, de smartphones a tablets e até mesmo alguns laptops, existem SoCs. Não se preocupe, no entanto, CPUs e SoCs são na verdade bastante similares, e quase tudo que você sabe sobre CPUs também pode ser aplicado a SoCs.
O que é uma CPU?
Apesar da enorme ênfase colocada na tecnologia e desempenho da CPU, ela é, em última análise, uma calculadora muito rápida. Ela pega dados da memória, e então realiza algum tipo de operação aritmética (adicionar, multiplicar) ou lógica (e, ou não) sobre esses dados. Quanto mais cara/complexa a CPU, mais dados ela pode processar, mais rápido seu computador. Uma CPU em si não é um computador pessoal, no entanto - toda uma estrutura de outros chips de silício é necessária para isso. Deve haver memória para guardar os dados, um chip de áudio para descodificar e amplificar a sua música, um processador gráfico para desenhar imagens no seu monitor, e centenas de componentes mais pequenos que têm todos uma tarefa muito importante.
O que é um SoC?
Um SoC, ou system-on-a-chip para dar o seu nome completo, integra quase todos estes componentes num único chip de silício. Junto com uma CPU, um SoC normalmente contém uma GPU (um processador gráfico), memória, controlador USB, circuitos de gerenciamento de energia e rádios sem fio (WiFi, 3G, 4G LTE, e assim por diante). Enquanto uma CPU não pode funcionar sem dezenas de outros chips, é possível construir computadores completos com apenas um único SoC
A diferença entre um SoC e uma CPU
A vantagem número um de um SoC é o seu tamanho: Um SoC é apenas um pouco maior que uma CPU, e mesmo assim contém muito mais funcionalidades. Se você usa uma CPU, é muito difícil fazer um computador que seja menor que 10cm (4 polegadas) ao quadrado, puramente por causa do número de chips individuais que você precisa apertar. Devido ao seu elevado nível de integração e à sua cablagem muito mais curta, um SoC também utiliza consideravelmente menos energia - mais uma vez, isto é um grande bónus quando se trata de computação móvel. A única desvantagem real de um SoC é a total falta de flexibilidade. Com o seu PC, você pode colocar uma nova CPU, GPU ou RAM a qualquer momento - você não pode fazer o mesmo com o seu smartphone. No futuro você pode ser capaz de comprar SoCs que você pode inserir, mas como tudo está integrado, isso será um desperdício e caro se você só quiser adicionar mais RAM.
CPUs estão de saída
Ultimamente, os SoCs são o próximo passo após as CPUs. Eventualmente, os SoCs irão consumir quase completamente as CPUs. Já estamos vendo isso com as CPUs Llano da AMD e Ivy Bridge da Intel, que integram uma controladora de memória, PCI Express, e um processador gráfico no mesmo chip. Haverá sempre um mercado para CPUs de uso geral, especialmente onde a energia e o espaço físico são menos problemáticos (como os supercomutadores). Os dispositivos móveis e de desgaste são o futuro dos computadores, assim como os SoCs.
.Artigos semelhantes
- Qual processador 5G (SoC) é melhor, o Samsung Exynos 880 ou o Snapdragon 690?
- Qual processador de smartphone (SoC) é o melhor, MediaTek G90T, Snapdragon 765G ou Huawei HiSilicon Kirin 985?
- Qual processador de smartphone (SoC) é melhor, o MediaTek Dimensity 1000 ou o HiSilicon Kirin 820?
- Qual processador de smartphone é melhor, o Qualcomm Snapdragon 750G vs MediaTek Dimensity 820 SOC?