Qual é a melhor maneira de aprender zigbee?
Uma forma de "aprender Zigbee" seria estudando a biblioteca de grupos Zigbee (ZCL).Você não'não precisa realmente saber muito sobre o transporte aéreo de pacotes entre nós na mesma subrede. Você também don't realmente precisa saber muito sobre como as redes são formadas, mantidas, como a malha cicatriza, como os pacotes saltam através da rede, etc... Tudo isso é tratado na pilha do protocolo Zigbee, e a maioria (possivelmente todos?) dos fornecedores de transceptores 802.15.4 lhe dará isso como uma biblioteca de objetos de fonte fechada.
A coisa realmente legal sobre o Zigbee é que a aliança Zigbee também define as interações da camada de aplicação entre dispositivos (não apenas as camadas Física, acesso à mídia, rede e transporte - de um ponto de vista OSI). Esta interface da camada de aplicação de nível superior é onde você - o desenvolvedor - interagiria com o dispositivo. Se você'está procurando por conhecimento geral do Zigbee, esta é a coisa a estudar.
Como uma nota lateral, o ZCL é realmente fantástico! Como resultado da camada de aplicação baseada em padrões dentro do Zigbee, você pode projetar sistemas que tenham um alto nível de interoperabilidade com outros dispositivos Zigbee no mercado. Quer construir um interruptor de luz ligado ao Zigbee? Use o cluster "on/off" no ZCL padrão. Precisa do interruptor para suportar a escurecimento? Utilize o aglomerado "luz regulável". Deseja obter uma super fantasia e suportar o ajuste da temperatura da cor? Use "Color dimmable light".
O benefício disto é que todas as outras luzes, e interruptores usarão os mesmos clusters que você está. Não importa quem fabricou o(s) dispositivo(s); se eles usarem o ZCL, eles se comunicarão uns com os outros.
É por isso que o meu controle remoto de luz Lutron pode ligar/desligar (e escurecer) a minha lâmpada Phillips Hue. Ou a minha lâmpada GE. Diferentes empresas fizeram estes dispositivos. Elas usam chipsets diferentes para a comunicação Zigbee. Mas isso não importa; eles apenas funcionam, e isso é muito bom!