Casa > Q > Quais São Alguns Dos Maiores Desastres De Marketing Da História?

Quais são alguns dos maiores desastres de marketing da história?

Você poderia argumentar que isto não foi um "desastre de marketing" de forma alguma, porque ele fez muito efetivamente o que foi projetado para fazer. Na verdade, foi tão eficaz que ainda hoje é lembrado. Ainda assim, eu não posso ler sobre isso sem a frase "desastre total" vir à mente.

Um pouco de fundo para não residentes dos EUA lendo isso: Temos este jogo que jogamos chamado "beisebol". Você já deve ter ouvido falar dele. De qualquer forma, a maioria das equipes de beisebol tentam atrair fãs com várias promoções. Eles podem oferecer bonés de beisebol grátis ou bonecos de bobblehead grátis ou outras lembranças, ou oferecer cachorros-quentes ou outros itens de comida de graça ou de graça, ou colocar em exibições de fogos de artifício ou aparições de celebridades ou outros eventos interessantes.

Então era 12 de julho de 1979, e os Chicago White Sox estavam jogando um doubleheader (dois jogos, um após o outro) contra os Detroit Tigers, no Comiskey Park, em Chicago. Mike Veeck, o diretor de promoções dos White Sox (e filho do dono da equipe Bill Veeck-e, a propósito, o sobrenome é pronunciado para rimar com "wreck", não "reek"), teve a idéia de aproveitar o ódio dos fãs de música rock pela música disco. Ele designou o dia 12 de julho como "Disco Demolition Night", e conseguiu que Steve Dahl, um DJ de rock famoso localmente na estação de rádio WLUP, liderasse o evento. Dahl já era um odiador declarado da discoteca que costumava destruir discos de discoteca no ar. Os fãs que trouxeram discos da discoteca para o jogo entrariam por 98 centavos. Eles depositavam os discos em caixas - e, entre os dois jogos do jogo de cabeça dupla, Dahl levava os discos para o campo e os explodia.

main-qimg-ee56c8aedec7d99af8a4d71e7d9ffb0c.webp

Veeck subestimava muito o quão popular o evento seria. O jogo esgotou. Quase 50.000 pessoas lotaram o estádio, e cerca de 20.000 mais ficaram lá fora. Muitos deles escalaram paredes ou saltaram torniquetes e entraram de qualquer maneira. A maioria dos participantes não gostava especialmente de basebol, mas estavam lá para dar a conhecer os seus gostos musicais:

main-qimg-9b345c344d743442df54948caec3d44a.webp

Embora os adeptos devessem colocar os seus discos discotecas em caixas, muitos deles mantiveram-nos nos seus lugares - e começaram a atirá-los para o campo à medida que o primeiro jogo avançava, como Frisbees afiados. Outros atiraram garrafas, bolas de golfe, fogos de artifício e outros objetos. Os jornalistas notaram um cheiro distinto de maconha no ar, e o clima ficou cada vez mais agitado. ...

De alguma forma, as equipas conseguiram terminar o primeiro jogo. Detroit ganhou 4-1.

E então Steve Dahl, vestido em regalia militar como o líder do Exército Anti-Disco, saiu com uma enorme caixa de discos. ...

main-qimg-040d9b4b09f50d2446a4ae5ee348c3c8.webp

. ...e ele explodiu-os, deixando uma cratera fumegante no meio do campo. ...

main-qimg-9720cf3d19d0324eb6d41da3a4653850.webp

. ... e até 7000 adeptos bêbados e/ou pedrados entraram em campo, já que ambas as equipas se barricaram nos seus clubhouses. Alguns dos adeptos correram as bases, ou dançaram à volta dos cacos de discos em chamas. Outros roubaram o que puderam, incluindo as bases e os morcegos. Alguns atearam fogos. Alguns destruíram a jaula de bastões. Pelo menos um casal alegadamente teve sexo na terceira base. Veeck implorou a todos para limparem o campo; ninguém ouviu. Foi preciso a chegada da polícia de Chicago em equipamento de choque para restaurar a ordem: 39 pessoas foram presas. Mesmo depois que os jardineiros passaram mais uma hora tentando limpar o campo, os árbitros decidiram que o segundo jogo não poderia ser jogado; acabou sendo perdido.

Uma reportagem contemporânea sobre a Noite de Demolição Disco:

Um documentário da ESPN sobre a Noite de Demolição Disco:

Mais de um comentarista notou que existem alguns subtons raciais feios para o evento. Disco foi feito por, ouvido e associado a músicos e público negro, latino e gay; os fãs de rock eram esmagadoramente brancos, e a música rock dos anos 70 é muito heteronormativa. Nile Rodgers comparou a Disco Demolition Night às queimadas de livros nazistas, e ele tem um ponto - mesmo que você odeie um certo tipo de arte e pense que é "degenerado", há algo de muito errado em fazer um espetáculo público para destruí-lo.

A promoção fez o que se propôs a fazer - atrair fãs para o parque. Mas não fez nenhum favor ao jogo de beisebol; custou dinheiro aos White Sox para reparar o campo; prejudicou muito a carreira de Mike Veeck; e pode ter contribuído um pouco para o declínio nacional da popularidade da música disco.

Para mais, veja Disco Demolition Night - Wikipedia.

De Noli Morant

Como usamos o Google Drive? Quais são as suas utilizações? :: Os jogos para celular são menos complexos que os jogos de computador?