É mau carma manter um aquário de peixes?
Acho que isso depende se você acredita em karma, o que eu não acredito't. Se a pergunta é feita para perguntar se existem potenciais problemas éticos em possuir um aquário de peixes, então I'diria que a resposta é infelizmente sim.A indústria de aquários é bastante grande, com cadeias de fornecimento globais que se estendem por todo o mundo. Muitos dos peixes que vê na sua loja de peixes local já passaram algumas ou todas as suas vidas em grandes fábricas de piscicultura e instalações de detenção e processamento na Ásia antes de serem enviados para grossistas de todo o mundo, que depois os enviam para as lojas. Enquanto muitos peixes ornamentais de água doce são criados em cativeiro, muitos são também colhidos na natureza, e praticamente todos os peixes de água salgada são capturados na natureza (com uma pequena mas crescente lista de excepções). Enquanto todo o sistema é concebido para manter o maior número possível de peixes vivos e saudáveis, milhões de peixes ainda morrem desnecessariamente todos os anos a trabalhar no sistema que eventualmente os traz até si.
Então tem de considerar o que acontece aos peixes quando chegam ao seu destino final. As lojas de peixe estão no negócio de vender os peixes e os produtos associados que vão com a sua manutenção. Eles'não estão no negócio de garantir que todos que compram um peixe a) tenham o equipamento apropriado e saibam como mantê-lo vivo ou b) entendam o compromisso que eles'estão fazendo com um animal que pode viver por anos. Eu PROMETO que muito poucos dos peixes vendidos em qualquer uma das milhares de lojas de peixe em todo o mundo têm a oportunidade de viver toda a sua vida natural em aquários devidamente preparados para a sua saúde a longo prazo. A novidade de cuidar de um aquário de peixes veste-se muito rapidamente se o hobby é't a sua paixão, e eu apostaria "ignorá-la até desaparecer" é a principal causa de morte de animais de aquário em todo o mundo. Isso é culpa sua? Não. Mas a loja onde comprou os seus peixes estaria em actividade se isso não estivesse'não estaria a acontecer? Também não. Mesmo que você seja o melhor, o aquariofilista mais responsável do mundo, você'é pelo menos um pouco cúmplice quando gasta o seu dinheiro nas lojas cujo pão e manteiga são os novatos que matam 20 peixes antes de descobrirem como manter um vivo.
Então lá'é o impacto ambiental. A "sustentabilidade" é um tópico lamacento no comércio de aquários, e em qualquer loja de peixes você poderia ter um peixe que é criado em cativeiro pelos milhões em uma instalação bem administrada que também participa de trabalhos de restauração de habitat ao lado de um peixe que está literalmente sendo levado à extinção pelo comércio de aquários. Você o consumidor nunca saberia a diferença sem uma extensa pesquisa. Além disso, se tiver um aquário grande com muito equipamento (aquecedores, luzes, bombas, filtros, refrigeradores, etc.), pode facilmente duplicar ou triplicar o seu consumo de energia, e a menos que viva num local que obtenha a maior parte da sua energia de fontes renováveis, eles podem criar uma pegada de carbono.
Então eu posso'não dizer nada sobre karma, mas posso dizer que não existe tal coisa como possuir um aquário sem participar na indústria global de aquários (quer saiba ou não), e existem questões éticas inescapáveis ligadas ao comércio de peixes com os quais terá de fazer as pazes se quiser manter aquários de peixes por algum tempo.