Qual é a utilidade do Transmissor AM?
Não confunda AM com a marcação da banda de onda no seu rádio. AM é 'Amplitude Modulation' (Modulação de Amplitude). A marcação no seu rádio (se não for um rádio de comunicações) refere-se à Banda de Onda, aproximadamente 180m a 550m. Isto é o mesmo que 1.666KHz a 545KHz. No Reino Unido isto é (foi!) chamado 'Onda Média'. Temos também 'Onda Longa'.
AM, Modulação de Amplitude, foi a primeira forma de transmitir voz por rádio. É fácil de gerar e é muito fácil de receber. Os primeiros rádios usaram apenas um cristal de galena para dirigir fones de ouvido com o áudio 'detectado' ou 'desmodulado' recuperado.
A transmissão de longa distância sempre foi feita com AM.
Ondas Médias e Longas viajam bem em grandes distâncias e não são muito afetadas pelo terreno dentro de sua área local. A distância aumenta à noite (ouvi falar da América do Sul no Reino Unido em MW nas pequenas horas da manhã). Nestas bandas de onda AM é o método de transmissão, por razões históricas que remontam a conjuntos de cristais.
Desvantagens incluem má rejeição de interferência, baixa fidelidade, impossibilidade de estéreo, má relação sinal/ruído, mau uso do espectro, baixa eficiência energética...
As vantagens são principalmente históricas, combinadas com a simplicidade e no caso das bandas de onda média e longa, a recepção nos carros é geralmente muito mais confiável do que com qualquer outro sinal de transmissão.
Transmissão de onda curta (AM) está agora virtualmente morta. A internet tomou o seu lugar. A comunicação mundial já não requer grandes transmissores e campos cheios de postes e fios. Ela usa pratos e satélites.
Amateurs de rádio só usam AM por razões nostálgicas. Caiu em desuso nos anos 50 em favor do SSB, Single Side Band, que é uma variedade de AM, muito mais adequado para a comunicação, mas inadequado para serviços de transmissão e entretenimento. Os receptores são muito mais complicados e requerem uma certa habilidade para usar.
Radio amadores e os militares são agora as únicas pessoas que podem se comunicar ponto a ponto em todo o mundo. Em tempos de desastre são os radioamadores que fornecem comunicação de emergência usando pequenas unidades transmissoras/receptoras, baterias de carros e fios, conectando áreas sem qualquer energia, telefone ou conexão de internet para o resto do mundo.
Se houvesse um apocalipse, e tivéssemos que começar de novo com a comunicação por rádio, seria AM que ressuscitaria dos mortos. Os transmissores e receptores AM podem ser feitos a partir da maioria dos dispositivos eletrônicos defuntos que têm componentes discretos. Eu tenho um sonho de fazer um transmissor/receptor a partir de peças tiradas de luzes de descarga de baixo consumo morto. O transmissor seria AM ou CW (Morse), mas seria recebido como SSB e um receptor SSB/CW básico não é muito difícil. Não são necessárias peças especiais.